O manuscrito inédito "Síncopa" de Mário de Andrade e sua biblioteca
ARTIGO
Português
[The unpublished manuscript 'Syncopation' by Mario de Andrade and his library]
Imerso em um longo estudo sobre a cultura popular brasileira, o escritor Mário de Andrade publicava, em 1928, duas de suas obras mais lidas: Macunaíma - o herói sem nenhum caráter e o Ensaio sobre música brasileira. Na segunda, ao se aprofundar em uma das questões sobre a rítmica, promete a seus...
Imerso em um longo estudo sobre a cultura popular brasileira, o escritor Mário de Andrade publicava, em 1928, duas de suas obras mais lidas: Macunaíma - o herói sem nenhum caráter e o Ensaio sobre música brasileira. Na segunda, ao se aprofundar em uma das questões sobre a rítmica, promete a seus leitores um livro sobre seu ponto central: “a síncopa, mais provavelmente importada de Portugal que da África (como de certo hei-de mostrar num livro futuro)”. Passa a integrar, assim, a série de projetos em música brasileira que o escritor não chegou a completar, sendo um irmão de projetos como Na pancada do ganzá (posteriormente organizado e publicado por Oneyda Alvarenga) e o Dicionário musical brasileiro (organizado e publicado por Oneyda Alvarenga e Flavia Toni). O livro sobre síncopa não chegou a ser organizado para publicação e sobreviveu apenas como um conjunto de notas manuscritas sobre o assunto. O presente artigo trata de uma análise do conjunto desse manuscrito inédito, que hoje está no Arquivo Mário de Andrade do Instituto de Estudos Brasileiros, IEB-USP.
Immersed in a lengthy study of Brazilian popular culture, the writer Mario de Andrade published two of his most remarkable works in 1928: Macunaima-o heroi sem nenhum carater and Ensaio sobre musica brasileira. In the second, in a passage concerning rhythm, Andrade promises his readers a book on...
Immersed in a lengthy study of Brazilian popular culture, the writer Mario de Andrade published two of his most remarkable works in 1928: Macunaima-o heroi sem nenhum carater and Ensaio sobre musica brasileira. In the second, in a passage concerning rhythm, Andrade promises his readers a book on Brazilian music's most striking rhythmic device: "syncopation, more likely imported from Portugal than from Africa (as I shall certainly show in a future book). " This 'future book' is a sibling of other uncompleted projects like Na pancada do ganza (later organized and published by Oneyda Alvarenga) and the Dicionario musical brasileiro (organized and published by Oneyda Alvarenga and Flavia Toni). Not as developed as these, the book on syncopation was never edited for publication and survived only as a set of handwritten notes on the subject. The present article provides an analysis of this unpublished manuscript in its entirety, now held at the Arquivo Mario de Andrade of the Instituto de Estudos Brasileiros, IEB-Universidade de Sao Paulo.
Aberto
O manuscrito inédito "Síncopa" de Mário de Andrade e sua biblioteca
O manuscrito inédito "Síncopa" de Mário de Andrade e sua biblioteca
Fontes
Sociologia & antropologia Vol. 9, no. 3 (set./dez., 2019), p. 973, n. art. 985 |