A teoria da gestalt aplicada à música : considerações sobre o nuevo estudio sencillo x – omaggio a stravinsky de Leo Brouwer
ARTIGO
Português
[Gestalt theory applied to music: considerations on Leo Brouwer's nuevo estudio sencillo x - omaggio a stravinsky]
Este trabalho tem como objetivo demonstrar a funcionalidade dos princípios da teoria da Gestalt como ferramenta de análise aplicada ao campo musical. Buscando considerar o objeto sonoro em sua totalidade, cuja estrutura é composta pelas relações estabelecidas entre seus elementos constituintes,...
Este trabalho tem como objetivo demonstrar a funcionalidade dos princípios da teoria da Gestalt como ferramenta de análise aplicada ao campo musical. Buscando considerar o objeto sonoro em sua totalidade, cuja estrutura é composta pelas relações estabelecidas entre seus elementos constituintes, pretende-se conceder ao intérprete subsídios que auxiliem seu trabalho de compreensão e interpretação do material musical. Inicialmente, apresenta-se um estudo sobre os fundamentos da Gestalt e suas diversas abordagens, desde o seu surgimento. São identificados e definidos os princípios que regem a interpretação e a organização da forma, os quais são aplicados, posteriormente, ao fenômeno sonoro, utilizando exemplificações de excertos musicais extraídos de obras selecionadas. Ao final, apresenta-se uma análise prática sobre o Nuevo Estudio Sencillo X – Omaggio a Stravinsky, do compositor cubano Leo Brouwer (1939), no qual são aplicados os princípios da Gestalt
This paper aims to demonstrate the functionality of applying principles of Gestalt theory as an analytical tool to the field of music. Attempting to consider the sound object in its entirety, whose structure is composed of the relations between its constituent elements, we intend to provide...
This paper aims to demonstrate the functionality of applying principles of Gestalt theory as an analytical tool to the field of music. Attempting to consider the sound object in its entirety, whose structure is composed of the relations between its constituent elements, we intend to provide subsidies that help the performer understand and perform musical material. First, we present a study of the fundamentals of Gestalt and its various approaches from its inception. Then we demonstrate and define the principles that govern performance and its structural organization that are later applied to the sound phenomenon using examples of musical excerpts taken from select pieces. Finally, we present a practical analysis of Nuevo Estudio Sencillo X - Omaggio a Stravinsky composed by the Cuban composer Leo Brouwer (1939) in which Gestalt principles are applied
Aberto
A teoria da gestalt aplicada à música : considerações sobre o nuevo estudio sencillo x – omaggio a stravinsky de Leo Brouwer
A teoria da gestalt aplicada à música : considerações sobre o nuevo estudio sencillo x – omaggio a stravinsky de Leo Brouwer
Fontes
Opus Vol. 25, no. 2 (maio/ago., 2019), p. 239-260 |