Rearticulação de sentidos em filmes de compilação : uma análise de Yellow Caesar (1941), de Alberto Cavalcanti
ARTIGO
Português
Os documentários de compilação, construções narrativas com o uso de fragmentos imagéticos e sonoros provenientes de outros contextos enunciativos, tiveram uma grande produção na Primeira e Segunda Guerra Mundial como forma de garantir o apoio popular aos esforços de guerra dos países envolvidos nos...
Os documentários de compilação, construções narrativas com o uso de fragmentos imagéticos e sonoros provenientes de outros contextos enunciativos, tiveram uma grande produção na Primeira e Segunda Guerra Mundial como forma de garantir o apoio popular aos esforços de guerra dos países envolvidos nos conflitos (Leyda, 1964). Em Yellow Caesar (Alberto Cavalcanti, 1941), documentário britânico composto a partir de materiais de propaganda de guerra, analisamos como as imagens de arquivo foram rearticuladas para que, juntamente com planos encenados e a faixa sonora
(a narração, a dublagem, a trilha musical e os efeitos sonoros), fossem criados efeitos de sátira em relação ao ditador Benito Mussolini
Compilation documentaries, built up by an assemblage of fragments of sounds and images from previous works, were largely produced during the two World Wars. These films aimed to get the people’s support to the countries involved in the wars (Leyda, 1964). Alberto Cavalcanti’s Yellow Caesar (1941) is...
Compilation documentaries, built up by an assemblage of fragments of sounds and images from previous works, were largely produced during the two World Wars. These films aimed to get the people’s support to the countries involved in the wars (Leyda, 1964). Alberto Cavalcanti’s Yellow Caesar (1941) is a British documentary made up of war propaganda materials. We analyse how compilated images from official archives with staged shots and the use of soundtrack (voice over, dubbing, music and noise) reach certain effects of satire on Benito Mussolini’s fascist regime
Aberto
Rearticulação de sentidos em filmes de compilação : uma análise de Yellow Caesar (1941), de Alberto Cavalcanti
Rearticulação de sentidos em filmes de compilação : uma análise de Yellow Caesar (1941), de Alberto Cavalcanti
Fontes
Doc on-line: revista digital de cinema documentario no. 27 (mar., 2020), p. 170-185 |