Texto e imagem em diálogo : modos de apropriação da cultura de uma jovem com transtorno do espectro do autismo
ARTIGO
Português
A linguagem torna o ser humano capaz de um desenvolvimento de caráter cultural, responsável pela criação de processos simbólicos e de diferentes tipos de produtos, como textos e imagens que circulam socialmente. As particularidades dos modos de apropriação desses processos podem
informar a...
A linguagem torna o ser humano capaz de um desenvolvimento de caráter cultural, responsável pela criação de processos simbólicos e de diferentes tipos de produtos, como textos e imagens que circulam socialmente. As particularidades dos modos de apropriação desses processos podem
informar a compreensão sobre a interação dos sujeitos com os objetos de cultura e sobre as formas em que estes afetam o processo de desenvolvimento. O presente trabalho reflete sobre um corpus de registros de atividades de leitura, escrita e desenho, realizadas no contexto de aulas de arte, das
quais participou uma adolescente com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. O estudo analisa os modos de apropriação da escrita e da imagem e indaga sobre as possibilidades que cada suporte oferece no sentido de promover o desenvolvimento e a aprendizagem, a fruição, a criatividade e a participação na cultura
Aberto
Texto e imagem em diálogo : modos de apropriação da cultura de uma jovem com transtorno do espectro do autismo
Texto e imagem em diálogo : modos de apropriação da cultura de uma jovem com transtorno do espectro do autismo
Fontes
Revista da fundarte Vol. 42, no. 42 (2020) |