O ensino de artes visuais e a formação no contexto contemporâneo
ARTIGO
Português
[The teaching of visual arts and training in the contemporary context]
Este artigo foi elaborado a partir das ideias geradas pelas análises e experiências vivenciadas na disciplina de Estágio Pedagógico em Artes Visuais do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA UNICAMP). Os conteúdos de artes estudados...
Este artigo foi elaborado a partir das ideias geradas pelas análises e experiências vivenciadas na disciplina de Estágio Pedagógico em Artes Visuais do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (IA UNICAMP). Os conteúdos de artes estudados permearam vários temas contemporâneos que se referem às demandas do nosso tempo, como por exemplo: transversalidade, interculturalidade, identidades, diversidade, inclusão, convivência, autoconhecimento, memória, afetividade, formação, estágio, meio-ambiente, entre outros. Diante das problemáticas atuais, o professor de artes tem hoje um campo de atuação ampliado que necessita de uma atualização constante sustentada pela pesquisa teórica e prática sobre conteúdos, metodologias e didáticas variadas fomentadas pelas necessidades de públicos cada vez mais heterogêneos. Deste modo, este estudo apresenta um conjunto de análises e interconectadas com o diálogo de autores da área, incluindo a apresentação de observações e reflexões críticas formuladas por estudantes estagiários a partir da aplicação de suas práticas no ensino em Artes Visuais
This article was elaborated from the ideas generated by the analyzes and experiences lived in the discipline of Pedagogical Internship in Visual Arts of the Degree in Visual Arts of the Art Institute of the State University of Campinas (IA UNICAMP). The arts contents studied permeated ...
This article was elaborated from the ideas generated by the analyzes and experiences lived in the discipline of Pedagogical Internship in Visual Arts of the Degree in Visual Arts of the Art Institute of the State University of Campinas (IA UNICAMP). The arts contents studied permeated several contemporary themes that refer to the demands of our time, such as: transversality, interculturality, identities, diversity, inclusion, coexistence, self-knowledge, memory, affection, training, internship, environment, among others. Faced with current issues, the art teacher now has a broad field of action that needs constant updating supported by theoretical and practical research on varied contents, methodologies and didactics fostered by the needs of increasingly heterogeneous audiences. Thus, this study presents a set of analyzes and interconnected with the dialogue of authors in the field, including the presentation of observations and critical reflections formulated by student interns from the application of their practices in the teaching of Visual Arts
Aberto
O ensino de artes visuais e a formação no contexto contemporâneo
O ensino de artes visuais e a formação no contexto contemporâneo
Fontes
Revista educação, artes e inclusão Vol. 16, no. 1 (jan./mar., 2020), p. 358-384 |