Tecnologias assistivas e arte-educação : interfaces digitais e físicas
ARTIGO
Português
[Assistive technologies in art-education classes: digital and physical interfaces]
Com este artigo, pretende-se discutir o uso das Tecnologias Assistivas para compreender e auxiliar sujeitos com alterações neurológicas que estão impossibilitados de interagir
por meio da linguagem oral e que podem fazer uso de interfaces computacionais para a sua
comunicação. A discussão do uso...
Com este artigo, pretende-se discutir o uso das Tecnologias Assistivas para compreender e auxiliar sujeitos com alterações neurológicas que estão impossibilitados de interagir
por meio da linguagem oral e que podem fazer uso de interfaces computacionais para a sua
comunicação. A discussão do uso dessas ferramentas para o processo de cognição, de ensino
e aprendizagem é feita a partir da perspectiva histórico-cultural, que observa as tecnologias
emergentes por meio de interfaces digitais contemporâneas. Para isso, foram desenvolvidas
ferramentas tecnológicas, principalmente as que detectam os movimentos do olho, para analisar os processos de interação das pessoas em atividades de arte-educação. Essas interfaces
computacionais são de baixo custo e visam ao desenvolvimento de ferramentas que facilitem
o processo de comunicação de sujeitos com alterações neurológicas por intermédio do ensino
de artes. Como resultados, avalia-se que cada sujeito precisa de uma adaptação da tecnologia
para se beneficiar do uso da interface, que amplia a sua possibilidade de interação e apropriação dos bens culturais, bem como dos conhecimentos específicos da disciplina em questão. Esse projeto está sendo desenvolvido por diversos pesquisadores em suas instituições acadêmicas, caracterizando-se como um projeto interdisciplinar
The aim of this paper is to discuss the use of assistive technologies to understand and aid individuals with neurological disorders who are unable to interact through oral language and that can make use of computational interfaces for their communication. The discussion of the use of these tools to...
The aim of this paper is to discuss the use of assistive technologies to understand and aid individuals with neurological disorders who are unable to interact through oral language and that can make use of computational interfaces for their communication. The discussion of the use of these tools to the process of cognition, learning and teaching is based on the cultural historical perspective, observing emerging technologies through its contemporary digital resources. To do so, interfaces have been developed, particularly those that detect eye movements to analyze the processes of interaction of people in art education. These are low-cost computer interfaces and aim at developing tools to facilitate the communication process between teacher and students with neurological disorders through art education. Results show that each subject needs an adaptation of technology to benefit from the use of the interface, which increases their possibility of interaction and appropriation of cultural goods as well as specific knowledge of the discipline in question. This project is being developed by several researchers in their academic institutions, thus being characterized as an interdisciplinary project
Fechado
Tecnologias assistivas e arte-educação : interfaces digitais e físicas
Tecnologias assistivas e arte-educação : interfaces digitais e físicas
Fontes
Comunicações Vol. 23, supl sl, no. 3 (2016), p. 335-349 |