Simulação clínica no ensino de enfermagem pediátrica : percepção de estudantes
ARTIGO
Português
[Clinical simulation in teaching pediatric nursing: students’ perception]
Conhecer as percepções dos estudantes de graduação em Enfermagem acerca de aprender o cuidado da criança e da família por meio da simulação clínica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com dez estudantes de Enfermagem por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados por...
Conhecer as percepções dos estudantes de graduação em Enfermagem acerca de aprender o cuidado da criança e da família por meio da simulação clínica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com dez estudantes de Enfermagem por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os dados foram organizados em duas categorias: “aprendendo uma nova forma de aprender”, em que os estudantes descrevem suas experiências ao vivenciar a simulação, e “aprendendo uma nova forma de cuidar”, na qual eles refletem sobre os ganhos da simulação no aprendizado. Consideramos que a prática da simulação clínica no ensino deve ser encorajada em razão dos benefícios que podem trazer a alunos, docentes e aos pacientes e suas famílias. Entretanto, recomendamos a realização de novos estudos com o intuito de validar cenários na atenção à criança e sua família
To comprehend the perception of undergraduate nursing students about learning to care for the child and family through clinical simulation. This is a qualitative research conducted with ten nursing students through semi-structured interviews. Data were analyzed through content analysis. Data were...
To comprehend the perception of undergraduate nursing students about learning to care for the child and family through clinical simulation. This is a qualitative research conducted with ten nursing students through semi-structured interviews. Data were analyzed through content analysis. Data were organized into two categories: “learning a new way to learn,” in which students describe their experiences during the simulation, and “learning a new way to care,” in which they reflect on learning through simulation.
We believe that clinical simulation practice in teaching should be encouraged because of the benefits it can offer to the students, faculty, patients and their families. However, we recommend further studies to validate scenarios of child and family healthcare
Aberto
Simulação clínica no ensino de enfermagem pediátrica : percepção de estudantes
Simulação clínica no ensino de enfermagem pediátrica : percepção de estudantes
Fontes
Revista brasileira de enfermagem Vol. 73, no. 2 (2020), n. art. e20180720 |