Estudos de evidências de validade da bateria informatizada da linguagem oral - BILO
ARTIGO
Português
[Evidences validity studies of the computerized bateria informatizada da linguagem oral - BILO]
O objetivo do presente estudo foi buscar evidências de validade para um teste de linguagem oral por meio da co-rrelação com uma escala de avaliação do Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e da análise da influência das variáveis: idade, escolaridade e gênero sobre o desempenho....
O objetivo do presente estudo foi buscar evidências de validade para um teste de linguagem oral por meio da co-rrelação com uma escala de avaliação do Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e da análise da influência das variáveis: idade, escolaridade e gênero sobre o desempenho. Foram avaliadas 125 crianças com idade entre cinco e dez anos, estudantes do último nível de ensino de educação infantil e do Ensino Fundamen-tal (1ª e 2ª séries). Os instrumentos utilizados foram a Bateria Informatizada de Linguagem Oral (BILO), apli-cada coletivamente no laboratório de informática com orientação de quatro aplicadores, y a Escala de Déficit e de Atenção e Hiperatividade para professores, os quais responderam o instrumento individualmente. Verificou-se correlação inversa e significativa entre a BILO e os fatores déficit de atenção e problemas de aprendizagem da escala de TDAH. Os resultados revelaram que a BILO discrimina o desempenho do respondente em função da série e idade, sendo, pois, esta uma evidência de validade de critério para a bateria
The objective of the present study was search for validity evidences of a language oral test through the correlation with a scale which evaluates the attention and hyperactivity deficit (TDAH) and the influence of the age, education and gender variables on the score. Were appraised 125 children with...
The objective of the present study was search for validity evidences of a language oral test through the correlation with a scale which evaluates the attention and hyperactivity deficit (TDAH) and the influence of the age, education and gender variables on the score. Were appraised 125 children with ages between five and ten years old, all students of the primary school level instruments used were the Bateria Informatizada de Linguagem Oral (BI-LO), applied collectively at the computer science laboratory with orientation of four applicators and the Escala de Déficit e de Atenção e Hiperatividade for teachers, which they answered the instrument individually. Inverse and significant correlation was verified between BILO and the deficit factors of attention and learning problems of the TDAH scale. The results revealed that BILO discriminates the scores of the respondent in function of the grade and age, being, therefore, an evidence of criterion validity for the battery
Fechado
Estudos de evidências de validade da bateria informatizada da linguagem oral - BILO
Estudos de evidências de validade da bateria informatizada da linguagem oral - BILO
Fontes
Avances en psicologia latinoamericana Vol. 32, no. 2 (2014), p. 263-276 |