Relevância do modelo de embreagem no desempenho longitudinal do veículo
ARTIGO
Português
componentes denominados placa e volante, ligando o virabrequim do motor à caixa de redução. A interação entre placa e volante é controlada por meio do pedal de embreagem que, quando acionado, determina o distanciamento entre as partes, caracterizando o grau de acoplamento da embreagem. O acoplamento...
componentes denominados placa e volante, ligando o virabrequim do motor à caixa de redução. A interação entre placa e volante é controlada por meio do pedal de embreagem que, quando acionado, determina o distanciamento entre as partes, caracterizando o grau de acoplamento da embreagem. O acoplamento máximo ocorre quando o pedal é liberado. Nesta condição, uma mola pressiona a placa contra o volante. A maioria dos modelos de dinâmica veicular longitudinal descrita pela literatura, despreza a influência da embreagem, assumindo que não haverá efeito adicional. Por este motivo, o objetivo deste trabalho é a comparação entre a dinâmica veicular longitudinal modelada convencionalmente com uma segunda modelagem, considerando o equacionamento analítico de uma embreagem. Finalmente, torna-se possível quantificar a relevância do modelo de embreagem para a análise longitudinal dinâmica. As simulações são executadas pelo MATLAB/Simulink®, que interage com um modelo de bancada inercial multicorpos implementado em Adams
Fechado
Relevância do modelo de embreagem no desempenho longitudinal do veículo
Relevância do modelo de embreagem no desempenho longitudinal do veículo
Fontes
Blucher engineering proceedings Vol. 1, no. 1 (Feb., 2014) |