Os cursos de letras da UNIR embate entre representações sociais previas e representações construidas em projetos de mudanças
Maria Isabel de Moura
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP M865c
Campinas, SP : [s.n.], 1997.
153f.
Orientador: João Wanderley Geraldi
DissertaçãO (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Este trabalho toma como corpus textos produzidos por alunos dos cursos de Letras da Universidade Federal de Rondônia que explicitam as expectativas e as criticas em relação ao seu curso. A análise dos enunciados revela a coexistência conflituosa de dois projetos: um revelado pelas...
Ver mais
Resumo: Este trabalho toma como corpus textos produzidos por alunos dos cursos de Letras da Universidade Federal de Rondônia que explicitam as expectativas e as criticas em relação ao seu curso. A análise dos enunciados revela a coexistência conflituosa de dois projetos: um revelado pelas expectativas dos alunos e outro revelado por suas criticas ao curso que freqüentaram. Aquele responde à ideologia de mundo letrado, em que reconstruiu a noção de "língua correta", resultado de uma tradição escolar construtora de uma representação social sobre a história do estudo de língua - aprender gramática para ensinar gramática; este visa, através de uma outra relação com a linguagem, a formação do professor e do intelectual não vinculado ao poder e engajado em um movimento de mudanças sociais. A análise dos dois projetos, face à ideologia da integração nacional que atravessa o projeto de ocupação e ftxação da população na região e que inclui a oferta de ensino superior, tanto no que conceme ao atendimento de formação dos recursos humanos para compor a máquina administrativa, quanto como um instrumento de ascensão social, revela que, em termos de língua, ambos os projetos reproduzem e atualizam a ideologia da integração da Amazônia. Para os alunos, ter uma linguagem correta é uma forma de estar integrado culturalmente permanecendo na região; para os professores, abandonar a dicotomia certo/errado é uma forma de se integrar aos meios acadêmicos do país, permanecendo na região
Ver menos
Abstract: Not informed.
Os cursos de letras da UNIR embate entre representações sociais previas e representações construidas em projetos de mudanças
Maria Isabel de Moura
Os cursos de letras da UNIR embate entre representações sociais previas e representações construidas em projetos de mudanças
Maria Isabel de Moura
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra