Sincronização do conhecimento no desenvolvimento de produto e modelo de negócio : o caso da impressora 3D
ARTIGO
Inglês
[Product and business model development knowledge synchronization : the 3D printer case]
O desenvolvimento de produtos, por vezes, é cercado de incertezas. Especialmente por seu sucesso estar atrelado não apenas a desafios técnicos, porém, também mercadológicos. Com a evolução da ciência de desenvolvimento de produtos e da competitividade empresarial, hodiernamente enxerga-se o mercado...
O desenvolvimento de produtos, por vezes, é cercado de incertezas. Especialmente por seu sucesso estar atrelado não apenas a desafios técnicos, porém, também mercadológicos. Com a evolução da ciência de desenvolvimento de produtos e da competitividade empresarial, hodiernamente enxerga-se o mercado além das fronteiras da parte final de uma cadeia de suprimentos, não apenas como simples receptor de resultados. Isto é, o desenvolvimento de produtos passa pelo entendimento e compreensão das necessidades dos consumidores. Em investigação bibliográfica é possível verificar vasto arcabouço literário referente ao desenvolvimento de produtos, bem como de sua relação intrínseca com o mercado. Todavia, não é notória a presença de estudos que demonstram como ocorre a gestão do conhecimento, no intercâmbio de informações entre a criação do novo produto e o aprendizado sobre as necessidades do mercado. Desta forma, o presente trabalho procurou realizar simultaneamente o desenvolvimento de uma impressora 3D como produto, alinhado com informações do mercado e amparado por modelos de gestão do conhecimento. Como resultado observou-se informações mercadológicas influenciando nas decisões relacionadas ao desenvolvimento da impressora, e desafios técnicos alterando o desenvolvimento do modelo de negócio do produto, num contexto de gestão do conhecimento
Fechado
Sincronização do conhecimento no desenvolvimento de produto e modelo de negócio : o caso da impressora 3D
Sincronização do conhecimento no desenvolvimento de produto e modelo de negócio : o caso da impressora 3D
Fontes
Brazilian applied science review Vol. 2, no. 4 (Sept., 2018), p. 1280-1295 |