O uso da HQ em livros didáticos de português como língua estrangeira/segunda língua [recurso eletrônico]
Maria Luíza Tápias-Oliveira
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP T162u
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (59 p.) : digital, arquivo PDF.
Orientador: Ana Cecília Cossi Bizon
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas,
Resumo: Amparado em discussões que perpassam a Linguística Aplicada e a Comunicação Social, este trabalho, de base qualitativo-intepretativista e documental, buscou identificar a presença de Histórias em Quadrinhos (HQs) em alguns Livros Didáticos (LDs) de Português como Língua Estrangeira, bem como...
Ver mais
Resumo: Amparado em discussões que perpassam a Linguística Aplicada e a Comunicação Social, este trabalho, de base qualitativo-intepretativista e documental, buscou identificar a presença de Histórias em Quadrinhos (HQs) em alguns Livros Didáticos (LDs) de Português como Língua Estrangeira, bem como apontar os tipos de atividades mais recorrentes elaboradas a partir desses textos. Para atender ao objetivo, inicialmente, apresentou-se um estudo sobre HQ e Arte Sequencial (EISNER, 2010), estabelecendo-se uma definição de HQ para o presente trabalho. Em seguida, discutiu-se o conceito de identidade (WOODWARD, 2000) e, mais especificamente, de identidade nacional, dado que as artes e os textos que compõem uma HQ podem, de diferentes maneiras, sinalizar concepções de nacionalidade e de construções culturais (BRAGA JR., 2015). Dentre outras conclusões, o estudo aponta (i) pouca presença de HQs em LDs de PLE; (ii) ausência mobilização dos aspectos multimodais desse tipo de texto na leitura proposta; (iii) utilização em atividades com pouco ou nenhum potencial de leitura reflexiva e crítica, por serem geralmente ligadas a conhecimento lexical; (iv) apagamento de questões ligadas a construções identitárias e socioculturais que emergem desses textos
Ver menos
Abstract: Articulating theories from Applied Linguistics and Social Communication areas, this work, a qualitative-interpretative and documentary basis, intends to identify the presence of Comics (HQ) in some Textbooks (LDs) of Portuguese as a Foreign Language, as well as to point out the most...
Ver mais
Abstract: Articulating theories from Applied Linguistics and Social Communication areas, this work, a qualitative-interpretative and documentary basis, intends to identify the presence of Comics (HQ) in some Textbooks (LDs) of Portuguese as a Foreign Language, as well as to point out the most recurrent types of activities using these texts. To achieve the objective, initially, a study on Comic and Sequential Art (EISNER, 2010) was presented, and a definition of comics was established for the present work. Then, the concept of identity was discussed (WOODWARD, 2000) and, more specifically, national identity, given that arts and texts of a comic book can, in different ways, signal conceptions of nationality and cultural constructions (BRAGA JR., 2015). Among other conclusions, the study points out that there is (i) little presence of comics in PLE-LDs; (ii) lack of mobilization of multimodal aspects of this type of text in the proposed reading; (iii) little use of HQs in activities with equally little or no potential for reflexive and critical reading - they are generally linked to lexical knowledge; (iv) obliteration of issues related to identity and sociocultural constructions that emerge from these texts
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
O uso da HQ em livros didáticos de português como língua estrangeira/segunda língua [recurso eletrônico]
Maria Luíza Tápias-Oliveira
O uso da HQ em livros didáticos de português como língua estrangeira/segunda língua [recurso eletrônico]
Maria Luíza Tápias-Oliveira