Temas como base das aulas de português para falantes de espanhol [recurso eletrônico] : tradução comentada de poemas do livro Caisses
TCC
Português
TCC DIGITAL/UNICAMP P414t
Campinas, SP : [s.n.], 2021.
1 recurso online (59 p.) : digital, arquivo PDF.
Orientador: Patrícia Aparecida de Aquino
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas,
Resumo: Esta pesquisa se situa na área de Linguística Aplicada ao Português Língua Adicional, se filia à Análise do Discurso francesa e tem como objetivo refletir acerca da importância dos temas nas aulas de português como língua adicional, com mais ênfase a essa relevância que tem se dado em...
Ver mais
Resumo: Esta pesquisa se situa na área de Linguística Aplicada ao Português Língua Adicional, se filia à Análise do Discurso francesa e tem como objetivo refletir acerca da importância dos temas nas aulas de português como língua adicional, com mais ênfase a essa relevância que tem se dado em trabalhos da área, principalmente enquanto base para a estruturação do ensino- aprendizagem por meio de uma reformulação da forma original da sequência didática, proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), na qual são trabalhadas a análise linguística e as habilidades comunicativas. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico acerca da sequência didática, das especificidades do ensino de português para falantes de espanhol, da análise linguística e dos temas. Ademais, foi feita uma análise dos materiais utilizados nas aulas de Português para Falantes de Espanhol (níveis I e II) e de Prática de Produção de Textos em Português para Estrangeiros, que aconteceram no Centro de Ensino de Línguas (CEL) na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entre os anos de 2018 e 2021, a fim de que se observasse na prática como tal trabalho funciona. Os resultados obtidos mostram as reformulações necessárias a um trabalho com sequência didática nas aulas de português para falantes de espanhol e a relevância dos temas como princípio norteador
Ver menos
Abstract: This research found in the area of Applied Linguistics to Portuguese as an Additional Language, is affiliated with Discourse Analysis and aims to reflect on the importance of themes in lessons of Portuguese as an additional language, with more emphasis on its relevance that has been given...
Ver mais
Abstract: This research found in the area of Applied Linguistics to Portuguese as an Additional Language, is affiliated with Discourse Analysis and aims to reflect on the importance of themes in lessons of Portuguese as an additional language, with more emphasis on its relevance that has been given in works in the area, mainly as a basis for the structuring of the teaching-learning process through a reformulation of didactic sequence, proposed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), in which linguistic analysis and communication skills are worked on. Therefore, a bibliographical survey was carried out on the didactic sequence, specifically on teaching Portuguese for Spanish speakers, linguistic analysis and themes. In addition, an analysis was done of the ‘Portuguese for Spanish Speakers’ lessons (levels I & II) and of the material of the discipline ‘Practice of Text Production in Portuguese for Foreigners’, which took place at the Language Teaching Centre (CEL) at the University of Campinas (Unicamp) between 2018 and 2021. This was done in order to observe in practice how such work is performed. The results obtained show the necessary reformulations for a work with didactic sequence in ‘Portuguese for Spanish Speakers’ lessons and the relevance of the themes as a guiding principle
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF