Ludoterapia empresarial : qualidade, jogos, simulações, dramatizações
Virginia Guanaes
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP G931L
Campinas, SP : [s.n.], 1997.
136f : il.
Orientador: Ana Cervigni Guerra
Arquivo incompleto - faltam páginas 66, 67 e 68
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Computação Cientifica
Resumo: Todas as épocas que representaram "pontos de inflexão" na História tiveram um setor que liderou as mudanças. Atualmente, o setor que exerce essa liderança é a Gestão, dada a amplitude que assumiu, permeando todos os outros setores o que lhe dá a possibilidade de influir sobre eles de tal...
Ver mais
Resumo: Todas as épocas que representaram "pontos de inflexão" na História tiveram um setor que liderou as mudanças. Atualmente, o setor que exerce essa liderança é a Gestão, dada a amplitude que assumiu, permeando todos os outros setores o que lhe dá a possibilidade de influir sobre eles de tal forma que, no futuro, os tempos atuais serão lembrados como a era da "revolução da Administração".As mudanças que caracterizam o mundo moderno mostram, em todas as áreas, que a sociedade está valorizando cada vez mais os aspectos ligados à humanidade, espiritualidade e compatibilidade com o meio ambiente, como demonstram os movimentos de defesa dos direitos humanos, os movimentos ecológicos e os voltados para o espiritualismo. O setor de Gestão também está se modificando, de forma a se adequar às tendências da atualidade. Como conseqüência, os administradores modernos estão se adaptando aos novos princípios dos:
Fundamentos da Nova Administração:
1- Visão sistêmica
2- Respeito ao ser humano
3- Valorização da sensibilidade
4- Filosofia empresarial de melhoria contínua.
A "revolução da Gestão" teve início e está sendo impulsionada pelo movimento da Qualidade. Essa identificação é tão sentida que a "revolução da Gestão" pode ser chamada de "revolução da Qualidade". Novos tempos exigem novos métodos que permitam que as organizações possam se tomar "organizações de aprendizagem" com uma capacidade infmita de se adequar ao novo, e de aprender sempre. A "Administração Moderna", por outro lado, recomenda que as organizações procurem utilizar todo o potencial de seus funcionários. Isso faz com que aumente a importância dos treinamentos que visam a integralidade do ser humano e que estimulam tanto o lado racional quanto o sensível do "aprendiz". Além disso a competitividade do mundo atual aliada ao aumento das expectativas do consumidor faz com que a Qualidade tenha se tomado a preocupação mais importante para as organizações modernas. Em resumo, as organizações devem estar sempre dispostas a aprender e a promover a aprendizagem, que deve alcançar tanto o racional quanto a sensibilidade das pessoas, além de mantê-Ias constantemente motivadas para a Qualidade. A proposta que apresentamos para atender todos esses requisitos é a Ludoterapia Empresarial. Trata-se de uma atividade de treinamento em conceitos da Qualidade, usando atividades lúdicas: jogos, simulações e dramatizações, o que estimula em especial o lado sensível dos treinandos. Essa metodologia é particulannente importante quando a situação exige que as "resistências" sej aro quebradas, que as pessoas se motivem e que sua espontaneidade sej a estimulada. A Ludoterapia realiza ainda uma análise organizacional, em que a empresa é. analisada de uma forma quase terapêutica, por seus próprios funcionários, usando uma metodologia da Qualidadel. Os problemas e as análises ocorrem de forma espontânea, dentro do espírito lúdico, mas estimulando o lado racional dos participantes. A utilização dos jogos, simulações e dramatizações é feita de forma a propiciar as análises e também como confIrmação das mesmas, ao mesmo tempo que permite que os resultados da atividade possam ser utilizados no planejamento da organização.
Ver menos
Fundamentos da Nova Administração:
1- Visão sistêmica
2- Respeito ao ser humano
3- Valorização da sensibilidade
4- Filosofia empresarial de melhoria contínua.
A "revolução da Gestão" teve início e está sendo impulsionada pelo movimento da Qualidade. Essa identificação é tão sentida que a "revolução da Gestão" pode ser chamada de "revolução da Qualidade". Novos tempos exigem novos métodos que permitam que as organizações possam se tomar "organizações de aprendizagem" com uma capacidade infmita de se adequar ao novo, e de aprender sempre. A "Administração Moderna", por outro lado, recomenda que as organizações procurem utilizar todo o potencial de seus funcionários. Isso faz com que aumente a importância dos treinamentos que visam a integralidade do ser humano e que estimulam tanto o lado racional quanto o sensível do "aprendiz". Além disso a competitividade do mundo atual aliada ao aumento das expectativas do consumidor faz com que a Qualidade tenha se tomado a preocupação mais importante para as organizações modernas. Em resumo, as organizações devem estar sempre dispostas a aprender e a promover a aprendizagem, que deve alcançar tanto o racional quanto a sensibilidade das pessoas, além de mantê-Ias constantemente motivadas para a Qualidade. A proposta que apresentamos para atender todos esses requisitos é a Ludoterapia Empresarial. Trata-se de uma atividade de treinamento em conceitos da Qualidade, usando atividades lúdicas: jogos, simulações e dramatizações, o que estimula em especial o lado sensível dos treinandos. Essa metodologia é particulannente importante quando a situação exige que as "resistências" sej aro quebradas, que as pessoas se motivem e que sua espontaneidade sej a estimulada. A Ludoterapia realiza ainda uma análise organizacional, em que a empresa é. analisada de uma forma quase terapêutica, por seus próprios funcionários, usando uma metodologia da Qualidadel. Os problemas e as análises ocorrem de forma espontânea, dentro do espírito lúdico, mas estimulando o lado racional dos participantes. A utilização dos jogos, simulações e dramatizações é feita de forma a propiciar as análises e também como confIrmação das mesmas, ao mesmo tempo que permite que os resultados da atividade possam ser utilizados no planejamento da organização.
Ver menos
Abstract: One gIance at History shows some "points of inflection" responsibIe for the transformations that Iead to the progress of Humanity. The changes, in these periods, always seems originated in an uni que sector that summarizes alI the revoIutionary tendencies of the others sectors. The...
Ver mais
Abstract: One gIance at History shows some "points of inflection" responsibIe for the transformations that Iead to the progress of Humanity. The changes, in these periods, always seems originated in an uni que sector that summarizes alI the revoIutionary tendencies of the others sectors. The "Industrial RevoIution" is a good exampIe. In our days, the world is in one of these points of inflection and management is the sector that congregates the Ieadership conditions of this "revoIution". W e are Ieaving now "The Management RevoIution" . The trends of the . modero world are for a society prizing aspects of humanity, spirituality, and compatibility with environrnent. This is enforced in the movements, alI around the world, toward consumers protection, ecology, and spiritualism. These trends are changing so drasticalIy the management of organizations, that today we can taIk about a "New Administration", based in a set of principIes adequate with the actual aspirrations of society. These principIes are:
. Systemic Vision
. Respect to the Human Being
. Valorization of Sensibility
. Organizational Philosophy of Continuous Improvement.
The "Management Revolution" began and has been conducted by the movement of Quality in a manner that we can call it the "Quality RevoIution" . New times require new methods that allow the organizations a transformation toward the ideal of the "learning organizations", with an infmite capacity to accept the new besides the commitment with learning at allIevels. The modero managerial concepts .recommend the integral use of empIoyees' potentialities. In consequence, increased the importance of training other side, the competition allied to the growing expectations of consumers gave to Quality an importance never seen before. In our point of view, the present proposal of "Organizational Ludotherapy" attends alI this requirements. 1t is a training activity in Quality concepts, that stimuIates the rational, appIies as tooIs games, simulations and dramatizations, that stimulates the sensibility of trainers. This methodology is particularly usefuI to change paradigms, to motivate persons, making them more spontaneous. The reason for the name "Organizational Ludotherapy" is because the organization is submitted to an analysis almost therapeutic, by their employees, using a methodology for Quality. In this methodology the selections of activities, games, simulations and dramatizations are in order to permit and confmn the analysis. The results obtained are valuable for the planning sector of organizations.
Ver menos
. Systemic Vision
. Respect to the Human Being
. Valorization of Sensibility
. Organizational Philosophy of Continuous Improvement.
The "Management Revolution" began and has been conducted by the movement of Quality in a manner that we can call it the "Quality RevoIution" . New times require new methods that allow the organizations a transformation toward the ideal of the "learning organizations", with an infmite capacity to accept the new besides the commitment with learning at allIevels. The modero managerial concepts .recommend the integral use of empIoyees' potentialities. In consequence, increased the importance of training other side, the competition allied to the growing expectations of consumers gave to Quality an importance never seen before. In our point of view, the present proposal of "Organizational Ludotherapy" attends alI this requirements. 1t is a training activity in Quality concepts, that stimuIates the rational, appIies as tooIs games, simulations and dramatizations, that stimulates the sensibility of trainers. This methodology is particularly usefuI to change paradigms, to motivate persons, making them more spontaneous. The reason for the name "Organizational Ludotherapy" is because the organization is submitted to an analysis almost therapeutic, by their employees, using a methodology for Quality. In this methodology the selections of activities, games, simulations and dramatizations are in order to permit and confmn the analysis. The results obtained are valuable for the planning sector of organizations.
Ver menos
Ludoterapia empresarial : qualidade, jogos, simulações, dramatizações
Virginia Guanaes
Ludoterapia empresarial : qualidade, jogos, simulações, dramatizações
Virginia Guanaes
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra