O policial ambivalente [recurso eletrônico] : uma etnografia do curso de formação de soldados da PMESP
TESE
Português
T/UNICAMP M764p
[The ambivalent policeman ]
Campinas, SP : [s.n.], 2020.
1 recurso online ( 217 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Susana Soares Branco Durão
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: Este trabalho consiste na investigação do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de São Paulo à luz de uma imersão etnográfica realizada na maior escola de formação de policias do Brasil, a Escola Superior de Soldados de Pirituba (ESSd), entre os anos de 2016 a 2018. A partir desta...
Resumo: Este trabalho consiste na investigação do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de São Paulo à luz de uma imersão etnográfica realizada na maior escola de formação de policias do Brasil, a Escola Superior de Soldados de Pirituba (ESSd), entre os anos de 2016 a 2018. A partir desta exposição, irei argumentar que a atual experiência da formação de soldados na PMESP transcorre, de maneira central, em uma pedagogia sustentada pela problemática da ambiguidade profissional e não prioritariamente pela exaltação de valores institucionais ligados à virtuosidade ou à guerra, como tem sido amplamente proposto em estudos sobre a formação policial no Brasil. Neste contexto, observo a presença de dimensões violentas na formação dos soldados como uma consequência dos processos culturais, morais e profissionais concebidos sob o panorama da ambiguidade corporativa e da frustração pessoal.
Abstract: This thesis consists in the investigation of the training process for soldiers of the Military Police of São Paulo, observed through and ethnographic experience in the largest police academy of Brazil, the Escola Superior de Soldados de Pirituba, between 2016 and 2018. From this...
Abstract: This thesis consists in the investigation of the training process for soldiers of the Military Police of São Paulo, observed through and ethnographic experience in the largest police academy of Brazil, the Escola Superior de Soldados de Pirituba, between 2016 and 2018. From this observation, I will state that the current police training occurs manly in a professionally ambiguous pedagogy rather than in a warfare oriented one – as is currently the mainstream academic view for the subject. Based on this assumption, I will argue that the presence of violence in soldier police training can be largely observed through its moral, cultural and professional processes, especially when those are conceived through professional ambiguity and personal frustration panoramas.
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