Interação e silencio na sala de aula
Adriana Lia Friszman de Laplane
TESE
Português
T/UNICAMP L316i
Campinas, SP : [s.n.], 1997.
100f.
Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Neste trabalho são analisados alguns eventos da sala de aula revisitando várias abordagens. As questões abordadas dizem respeito às formas de interação que se estabelecem na sala de aula, tanto do ponto de vista teórico como do ponto de vista das implicações educacionais. A partir da resenha...
Ver mais
Resumo: Neste trabalho são analisados alguns eventos da sala de aula revisitando várias abordagens. As questões abordadas dizem respeito às formas de interação que se estabelecem na sala de aula, tanto do ponto de vista teórico como do ponto de vista das implicações educacionais. A partir da resenha de uma variedade de perspectivas que enfocam a interação e da discussão de diferentes concepções desta noção, abordamos um problema particular de interação na sala de aula: o das crianças que não falam com os adultos. Com o auxílio das teorias enunciativas, do Dialogismo de Bakhtin e da Análise de Discurso de tradição francesa, examinamos algumas alternativas teóricas para o tratamento destas questões, assim como alguns dos limites das noções vigentes neste campo. O estudo de episódios de silêncio compreendidos como momentos de interação nos permite explorar as relações entre interação, discurso e silêncio e as implicações desta discussão para o trabalho do professor em sala de aula
Ver menos
Abstract: In this study, some classroom events are being analyzed through severaI approaches. We focus on the modes of interaction that are being established in the classroom from a theoretical point of view and elaborate on the educational implications of these modes. The review of a variety of...
Ver mais
Abstract: In this study, some classroom events are being analyzed through severaI approaches. We focus on the modes of interaction that are being established in the classroom from a theoretical point of view and elaborate on the educational implications of these modes. The review of a variety of perspectives that focus on interaction and the discussion of the different conceptions of this notion are the points of departure for our approach of a particular problem of interaction in the classroom: that of the children that do not speak to adults. Aided by the enunciative theories, by Bakhtin' s Dialogism and by the Discourse Analysis of french tradition, we examin some theoretical alternatives for the treatment of this issues and some of the limits of the notions in vigour in this field of knowledge. The study of events envolving silence, conceived as moments of interaction, lead us to explore the relationship between interaction, discourse and silence and its implications for teachers' work in the classroom
Ver menos
Interação e silencio na sala de aula
Adriana Lia Friszman de Laplane
Interação e silencio na sala de aula
Adriana Lia Friszman de Laplane
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra