O lugar de interlocução de brasileiros e alemães na historia de suas relações de contato
Carmen Zink Bolognini
TESE
Português
T/UNICAMP B638L
Campinas, SP : [s.n.], 1996.
193f.
Orientador: Ines Signorini
Observação: Faltam as páginas 18 e 186
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: A necessidade de que questões sociais, históricas, culturais e ideológicas sejam contempladas por
pesquisadores que atuam na área de ensino/aprendizagem de língua estrangeira vem sendo
apontada nos trabalhos mais recentes da área Esse trabalho situa-se dentro dessa perspectiva, e
objetiva, a... Ver mais Resumo: A necessidade de que questões sociais, históricas, culturais e ideológicas sejam contempladas por
pesquisadores que atuam na área de ensino/aprendizagem de língua estrangeira vem sendo
apontada nos trabalhos mais recentes da área Esse trabalho situa-se dentro dessa perspectiva, e
objetiva, a exemplo de relações de contato entre brasileiros e alemães, fornecer subsídios para
profissionais empenhados em preparar sujeitos para manterem relações de contato com outros
sujeitos, oriundos de outros países Trabalhamos com a concepção de sujeito constituído pelo
discurso, com a concepção de sujeito que fala a partir de um Lugar de Interlocução (LI). A
descrição desse LI foi feita mediante a análise de dados de arquivo, que forneceram os atributos
que compõem a memória histórica de brasileiros e alemães a respeito de si mesmos e a respeito do
outro Demonstramos as ressonâncias interdiscursivas de significação desses atributos nos
diversos discursos que permearam a história das relações de contato entre brasileiros e alemães, e,
por fim, a,maneira pela qual essa memória histórica define os percursos de sentido de enunciados
em relações de contato conversacionais Considerando que o objetivo dos cursos de ensino de
uma Língua Estrangeira é a formação do sujeito/aprendiz, e considerando que os dados apontam
para uma estabilização dos LIs dos sujeitos, questionamos a sua real dimensão, já que,
aparentemente, os cursos funcionam no sentido de estabilizaruma ideologia, e não no sentido de
promover deslocamentos nos LIs dos sujeitos. Ver menos
pesquisadores que atuam na área de ensino/aprendizagem de língua estrangeira vem sendo
apontada nos trabalhos mais recentes da área Esse trabalho situa-se dentro dessa perspectiva, e
objetiva, a... Ver mais Resumo: A necessidade de que questões sociais, históricas, culturais e ideológicas sejam contempladas por
pesquisadores que atuam na área de ensino/aprendizagem de língua estrangeira vem sendo
apontada nos trabalhos mais recentes da área Esse trabalho situa-se dentro dessa perspectiva, e
objetiva, a exemplo de relações de contato entre brasileiros e alemães, fornecer subsídios para
profissionais empenhados em preparar sujeitos para manterem relações de contato com outros
sujeitos, oriundos de outros países Trabalhamos com a concepção de sujeito constituído pelo
discurso, com a concepção de sujeito que fala a partir de um Lugar de Interlocução (LI). A
descrição desse LI foi feita mediante a análise de dados de arquivo, que forneceram os atributos
que compõem a memória histórica de brasileiros e alemães a respeito de si mesmos e a respeito do
outro Demonstramos as ressonâncias interdiscursivas de significação desses atributos nos
diversos discursos que permearam a história das relações de contato entre brasileiros e alemães, e,
por fim, a,maneira pela qual essa memória histórica define os percursos de sentido de enunciados
em relações de contato conversacionais Considerando que o objetivo dos cursos de ensino de
uma Língua Estrangeira é a formação do sujeito/aprendiz, e considerando que os dados apontam
para uma estabilização dos LIs dos sujeitos, questionamos a sua real dimensão, já que,
aparentemente, os cursos funcionam no sentido de estabilizaruma ideologia, e não no sentido de
promover deslocamentos nos LIs dos sujeitos. Ver menos
Abstract: The need for the investigation of social, cultural, historical and ideological aspects by researchers
working in the field of foreign language teaching and learning has been a constant concern in the
literature. This essay is inserted within this trend and aims, by analyzing contact... Ver mais Abstract: The need for the investigation of social, cultural, historical and ideological aspects by researchers
working in the field of foreign language teaching and learning has been a constant concern in the
literature. This essay is inserted within this trend and aims, by analyzing contact relations between
Germans and Brazilians, to build up theoretical support for professionals involved in the
preparation of students in their contact relation with people from different countries. We argue
within a framework that sees the subject as constituted through discourse, a subject that speaks
from an Interlocutionary Position (IP). This IP has been described through the analysis of
historical archives, which have supplied the attributes with which has been woven the historical
memory that Brazilians and Germans have about themselves and about each other We have
shown the interdiscoursive ressonances df meaning that these attributes share in the different
discourses,permeating contact relations between Germans and Brazilians. We sustain that it is this
historical memory that defines the meanings of enunciations in conversational contact relations. If
one considers that the ultimate goal of a foreign language course is to form students, and given the
evidence, supported by data analyzed here, that subjects' Interlocutionary Positions ar.e kept
historically inaltered, we question what is being done in these foreign language courses for they
apparently reproduce ideology and make no real changes in the Interlocutionary Positions of the
subjects. Ver menos
working in the field of foreign language teaching and learning has been a constant concern in the
literature. This essay is inserted within this trend and aims, by analyzing contact... Ver mais Abstract: The need for the investigation of social, cultural, historical and ideological aspects by researchers
working in the field of foreign language teaching and learning has been a constant concern in the
literature. This essay is inserted within this trend and aims, by analyzing contact relations between
Germans and Brazilians, to build up theoretical support for professionals involved in the
preparation of students in their contact relation with people from different countries. We argue
within a framework that sees the subject as constituted through discourse, a subject that speaks
from an Interlocutionary Position (IP). This IP has been described through the analysis of
historical archives, which have supplied the attributes with which has been woven the historical
memory that Brazilians and Germans have about themselves and about each other We have
shown the interdiscoursive ressonances df meaning that these attributes share in the different
discourses,permeating contact relations between Germans and Brazilians. We sustain that it is this
historical memory that defines the meanings of enunciations in conversational contact relations. If
one considers that the ultimate goal of a foreign language course is to form students, and given the
evidence, supported by data analyzed here, that subjects' Interlocutionary Positions ar.e kept
historically inaltered, we question what is being done in these foreign language courses for they
apparently reproduce ideology and make no real changes in the Interlocutionary Positions of the
subjects. Ver menos
O lugar de interlocução de brasileiros e alemães na historia de suas relações de contato
Carmen Zink Bolognini
O lugar de interlocução de brasileiros e alemães na historia de suas relações de contato
Carmen Zink Bolognini
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra