Analise de fatores discursivos e socio-culturais na aquisição de segunda lingua/lingua estrangeira : uma contribuição para o ensino de alemão em empresas brasileiras
Frank-Rudiger Schnell
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Sch58a
Campinas, SP : [s.n.], 1997.
170f. : il.
Orientador: Silvana Mabel Serrani de Infante
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Este estudo procura explorar as representações transcu1turais através de enunciações de executivos alemães e brasileiros, visando trazer subsídios para uma proposta de ensino do alemão em empresas no Brasil, que propicie uma produção lingüistico-cultura1 adequada. A pesquisa focaliza a...
Ver mais
Resumo: Este estudo procura explorar as representações transcu1turais através de enunciações de executivos alemães e brasileiros, visando trazer subsídios para uma proposta de ensino do alemão em empresas no Brasil, que propicie uma produção lingüistico-cultura1 adequada. A pesquisa focaliza a incidência de fatores s6cio-cultumis e discursivos na aprendizagem dessa lingua por executivos brasileiros. Uma ênfase é dada ao estudo dos mal-entendidos, sejam eles baseados na interpretação imprecisa do iníerlocutor ou na falta de conhecimento suficiente da materialidade da lingua. Abordamos as ligações entre a linguagem e a situação, e ao mesmo tempo apontamos subsídios para que, em cursos de alemão nas empresas, os alunos sejam munidos com conceitos
que os conduzam à produção da linguagem apropriada. Para tanto, são ana11Mdas ressonâncias em micro-cenas experimentais (Serrani-Infante 1994:82) e em livros didáticos de alemão utilizados no Brasil. AB micro-cenas a serem focalizadas são as que, em campos discursivos empresariais, dmm respeito a: a) valores diferentes da cordialidade na sociabilidade e b) funcionamentos
discursivos diferentes dos domínios püblico e privado. Um objetivo concomitante é, também, aprofundar o estudo de noções teóricas envolvidas nesta pesquisa, tais como: condições de produção, ressonância de significação e formações discursivas, avaliando sua relevância para a Lingüística Aplicada (LA, OOravante) de perspectiva transdisciplinar Ver menos
que os conduzam à produção da linguagem apropriada. Para tanto, são ana11Mdas ressonâncias em micro-cenas experimentais (Serrani-Infante 1994:82) e em livros didáticos de alemão utilizados no Brasil. AB micro-cenas a serem focalizadas são as que, em campos discursivos empresariais, dmm respeito a: a) valores diferentes da cordialidade na sociabilidade e b) funcionamentos
discursivos diferentes dos domínios püblico e privado. Um objetivo concomitante é, também, aprofundar o estudo de noções teóricas envolvidas nesta pesquisa, tais como: condições de produção, ressonância de significação e formações discursivas, avaliando sua relevância para a Lingüística Aplicada (LA, OOravante) de perspectiva transdisciplinar Ver menos
Abstract: Not informed.
Serrani, Silvana Mabel, 1955-
Orientador
Infante, Silvana Mabel Serrani de, 1955-
Orientador
Schmitz, John Robert, 1935-2017
Avaliador
Bolonhini, Carmen Zink, 1957-
Avaliador
Analise de fatores discursivos e socio-culturais na aquisição de segunda lingua/lingua estrangeira : uma contribuição para o ensino de alemão em empresas brasileiras
Frank-Rudiger Schnell
Analise de fatores discursivos e socio-culturais na aquisição de segunda lingua/lingua estrangeira : uma contribuição para o ensino de alemão em empresas brasileiras
Frank-Rudiger Schnell
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra