Interação entre professores (alemães ebrasileiros) em situações de macro- e micro-imersão
Maria Suely Oliveira Goldstein
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP G578e
Campinas, SP : [s.n.], 1996.
160f. : il.
Orientador: Eunice R. Henriques
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Insituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Este trabalho tem por objetivo a investigação de características da interação entre professores de português (brasileiros) e de alemão (alemães) e crianças bilíngües, alemãs e brasileiras, inseridas em um sistema de educação bilíngüe formal de enriquecimento. Essas crianças são expostas às...
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Resumo: Este trabalho tem por objetivo a investigação de características da interação entre professores de português (brasileiros) e de alemão (alemães) e crianças bilíngües, alemãs e brasileiras, inseridas em um sistema de educação bilíngüe formal de enriquecimento. Essas crianças são expostas às duas línguas em dois tipos de situação de aprendizagem/aquisição: macro-imersão (uso de alemão, na Alemanha, ou do português, no Brasil) e/ou micro-imersão (uso do português, na Alemanha, ou do alemão no Brasil, em casa ou na escola). Essas noções, por nós desenvolvidas, se constituem em uma contribuição para a caracterização das situações de aquisição/aprendizagem de línguas, de aprendizes bilíngües, e se somam às noções de imersão e não-imersão, desenvolvidas por Brown (1980), e de pseudo-imersão, desenvolvida por Suzuky (1990), dentre outras. A análise do corpus mostra que as interações, que se processam naqueles ambientes de sala de aula em situações de macro e de micro-imersão, têm características semelhantes à interação professor/aluno, em situação formal (Cazden,1987) e à interação nativo/não-nativo (Heinrich,1993). Nota-se, além disso, um ponto comum com a interação nativo/não-nativo, no que se refere à fluência (Fillmore,1979; Araí,1985). Os resultados mostram ainda que existem diferenças entre a formalidade dos alemães e a informalidade dos brasileiros, que se refletem nas relações interpessoais e na relação professor/aluno. Os alemães, por exemplo, tratam os alunos com mais reserva e os brasileiros, com mais proximidade. Nas aulas, aqueles tendem a ser mais controladores e estes mais estimuladores
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Abstract: Not informed.
Henriques, Eunice Ribeiro, 1945-
Orientador
Schmitz, John Robert, 1935-2017
Avaliador
Interação entre professores (alemães ebrasileiros) em situações de macro- e micro-imersão
Maria Suely Oliveira Goldstein
Interação entre professores (alemães ebrasileiros) em situações de macro- e micro-imersão
Maria Suely Oliveira Goldstein
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