Imagem e conhecimento : analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação
João Baptista de Almeida Junior
TESE
Português
T/UNICAMP AL64i
Campinas, SP : [s.n.], 1997.
293f. : il.
Orientador: Newton Aquiles von Zuben
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta tese analisa a função da imagem como inqrediente compósito idéia, linguagens e conhecimento, sob dois aspectos. Uma abordagem antropossociológica (dimensão empírica) descreve a imagem artefactum, produzida, manual ou tecnicamente, pelo homem e propagada pelos meios de comunicação...
Ver mais
Resumo: Esta tese analisa a função da imagem como inqrediente compósito idéia, linguagens e conhecimento, sob dois aspectos. Uma abordagem antropossociológica (dimensão empírica) descreve a imagem artefactum, produzida, manual ou tecnicamente, pelo homem e propagada pelos meios de comunicação social, como elemento indutor de formas percepção. De modo sucinto, situa a imagem na história humana e na modernidade, revelando seu papel de dominância, o intercâmbio dialético com outras linguagens e os mecanismos de reificação da Consciência decorrentes do seu consumo acrítico. A Abordagem epistemológica ( dimensão teórica examina a função da imagem intramental, enquanto metáfora imagética e interface entre as esferas sensível e inteligível de um sujeito percipiente, no processo de cognição. Faz-se uma revisão das análises do fenômeno da percepção e dos modelos cognitivos elaborados pelas correntes representacionistas em contraposição concepção fenomenológica e aos princípios da semiologia contemporânea. São examinadas a teoria da imagem do empirisrno de Locke, a teoria da percepção inatista e o conhecimento "von unten¿ de Leibniz, a teoria da sensibilidade Kant,. a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty e as contribuições pontuais de Régis Debray e Paul Virílio. A reflexão procura revelar, também, o estatuto epistemológico da imagem, de maneira a legitimar, pedagogicamente, uma proposta de leitura aberta e inventariante de imagens. Em conclusão, são indicadas algumas linhas de pesquisa, corno sugestão aos educadores, para o tratamento didático da imagem no ensino
Ver menos
Imagem e conhecimento : analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação
João Baptista de Almeida Junior
Imagem e conhecimento : analise das concepções representacionista e fenomenologica e suas implicações na educação
João Baptista de Almeida Junior
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra