Ensino instrumental na lingua-alvo : uma prosposta de ensino da escrita de lingua estrangeira em ambiente academico
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP Au45e
Campinas, SP : [s.n.], 1997.
131f. : il.
Orientador: Jose C.P. de Almeida Filho
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: O presente trabalho trata do ensino de inglês para propósitos específicos, o que é bastante requisitado por alunos oriundos do ambiente acadêmico. O surgimento de novas necessidades quanto à aprendizagem instrumental de língua estrangeira por parte dos alunos em questão é discutido e, em...
Resumo: O presente trabalho trata do ensino de inglês para propósitos específicos, o que é bastante requisitado por alunos oriundos do ambiente acadêmico. O surgimento de novas necessidades quanto à aprendizagem instrumental de língua estrangeira por parte dos alunos em questão é discutido e, em decorrência des~as necessidades, foi testada a implementação de uma abordagem alternativa ao ensino instrumental tradicional, abordagem essa que empresta ênfase a determinada habilidade (a escrita) sem, porém, abandonar as demais que são trabalhadas, entre outros procedimentos, através da utilização da língua-alvo no desenvolvimento das aulas e da escolha do material didático. A proposta apresentada foi bem. aceita pelos alunos sujeitos de pesquisa e os resultados apontam para novas possibilidades nas formas de ensinar língua estrangeira em bases instrumentais
Abstract: This study deals with the teaching of English for specific purposes (ESP), which is extremely necessary for students involved in academic settings. The emergence of new necessities for such students concerning the learning of a foreign language for specific purposes is discussed and, as a...
Abstract: This study deals with the teaching of English for specific purposes (ESP), which is extremely necessary for students involved in academic settings. The emergence of new necessities for such students concerning the learning of a foreign language for specific purposes is discussed and, as a consequence, an alternative approach to the traditional ESP teaching was tested. This approach emphasizes a certain skill (writing) without, however, ignoring the other ones that are dealt with, among other things, through the use of the target language in the developrnent of the classes and choice of didactic material. The presented proposition was well accepted by the students who took part in the research and the-results show new possibilities in the ways of teaching foreign language for specific purposes