O que estamos vendo? : um estudo sobre imagem e educação na era da reprodutividade tecnica
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP M672o
Campinas, SP : [s.n.], 1996.
138f.
Orientador: Corinta Maria Grisolia Geraldi
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A imagem tem hoje presença significativa na vida social. Neste estudo procuramos descobrir os contornos da "aparição" da imagem no campo da educação,considerando o atual estágio de desenvolvimento da possibilidade técnica de reprodução das imagens e sons. Nosso objetivo foi colocar a questão...
Resumo: A imagem tem hoje presença significativa na vida social. Neste estudo procuramos descobrir os contornos da "aparição" da imagem no campo da educação,considerando o atual estágio de desenvolvimento da possibilidade técnica de reprodução das imagens e sons. Nosso objetivo foi colocar a questão da imagem na educação não apenas como uma questão metodológica, mas também epsitemológica e cultural, tentando articular relações entre imagem e conhecimento. Trabalhando na perspectiva de que o processo de reprodução de imagens e sons tem produzido uma nova linguagem, procuramos monstrar que sua presença na escola possui contornos próprios, determinados pela normatizadora. Para isso procuramos investigação que extraisse da análise sua dimensão homogeneizante eempreender estética do um processo primeiro vídeo de do projeto "Raizes e Asas" do CENPEC, categorias e noções reflexivas a respeito dos contornos da relação entre a linguagem das imagens e sons e a educação
Abstract: Images have a meaningful presence in social life. In this work we attempted to discover the contours of the "appearance" of images in the fields of Education, considering the present stage of development of technical reproduction of images and sounds. Our aim wasto focus on the subject of...
Abstract: Images have a meaningful presence in social life. In this work we attempted to discover the contours of the "appearance" of images in the fields of Education, considering the present stage of development of technical reproduction of images and sounds. Our aim wasto focus on the subject of images in Education not only as a methodological subject, but also as a cultural and epistemological one, attmpting to articulate relations between imagens and knowledge. Working on the perspective that the process of imageand sound reproduction has produced a new language, we tried to demonstrate that its presence in the schools has its own characteristics, determined by its homogenizing and normalizing dimension. To do this we attempted to enterprise an investigation process that could obtain from the esthetic analysis of CENPEC's project first video entitled "Raizes e Asas", categories and reflexive notions regarding to the contours of the relation between image and sound language and Educacion