Os labirintos da construção do conhecimento historico
Claudio Borges da Silva
DISSERTAÇÃO
or
T/UNICAMP Si38L
Campinas, SP : [s.n.], 1996.
[153f.] : il.
Orientador: Ernesta Zamboni
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho tem como objeto central o processo de elaboração do conhecimento histórico pelos alunos, a partir de situações concretas de ensino e aprendizagem escolares. A pesquisa foi realizada com uma 5a. série de uma escola pública de Campinas, através de um trabalho compartilhado entre...
Ver mais
Resumo: Este trabalho tem como objeto central o processo de elaboração do conhecimento histórico pelos alunos, a partir de situações concretas de ensino e aprendizagem escolares. A pesquisa foi realizada com uma 5a. série de uma escola pública de Campinas, através de um trabalho compartilhado entre o pesquisador e o professor da classe. Partindo do pressuposto teórico da origem social da cognição e do conhecimento, a linguagem e o outro são concebidos como fatores constituintes da construção do conhecimento. Sendo assim, foram utilizados como fonte para a análise, alguns "episódios" que mostram situações de interlocução entre professor e alunos, na atividade de interpretação de documentos, além de textos dos próprios alunos. O intuito deste trabalho foi revelar o modo como diferentes vozes são apropriadas pelos alunos e como diferentes estratégias de dizer são postas em circulação no contexto da interlocução, participando da construção de significados para a realidade social. Buscando superar a aparente homogeneidade de sentido dos textos dos alunos e a ilusão de que eles realizam o mesmo percurso intelectual do professor, procurei pôr em evidência um processo de ressignificação, produzido no contexto das interações escolares e que marca a elaboração do conhecimento pelos alunos e pelo professor
Ver menos
Aberto
Os labirintos da construção do conhecimento historico
Claudio Borges da Silva
Os labirintos da construção do conhecimento historico
Claudio Borges da Silva
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra