Os labirintos da construção do conhecimento historico
Claudio Borges da Silva
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP Si38L
Campinas, SP : [s.n.], 1996.
[153f.] : il.
Orientador: Ernesta Zamboni
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho tem como objeto central o processo de elaboração do conhecimento histórico pelos alunos, a partir de situações concretas de ensino e aprendizagem escolares. A pesquisa foi realizada com uma 5a. série de uma escola pública de Campinas, através de um trabalho compartilhado entre...
Ver mais
Resumo: Este trabalho tem como objeto central o processo de elaboração do conhecimento histórico pelos alunos, a partir de situações concretas de ensino e aprendizagem escolares. A pesquisa foi realizada com uma 5a. série de uma escola pública de Campinas, através de um trabalho compartilhado entre o pesquisador e o professor da classe. Partindo do pressuposto teórico da origem social da cognição e do conhecimento, a linguagem e o outro são concebidos como fatores constituintes da construção do conhecimento. Sendo assim, foram utilizados como fonte para a análise, alguns "episódios" que mostram situações de interlocução entre professor e alunos, na atividade de interpretação de documentos, além de textos dos próprios alunos. O intuito deste trabalho foi revelar o modo como diferentes vozes são apropriadas pelos alunos e como diferentes estratégias de dizer são postas em circulação no contexto da interlocução, participando da construção de significados para a realidade social. Buscando superar a aparente homogeneidade de sentido dos textos dos alunos e a ilusão de que eles realizam o mesmo percurso intelectual do professor, procurei pôr em evidência um processo de ressignificação, produzido no contexto das interações escolares e que marca a elaboração do conhecimento pelos alunos e pelo professor
Ver menos
Os labirintos da construção do conhecimento historico
Claudio Borges da Silva
Os labirintos da construção do conhecimento historico
Claudio Borges da Silva
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra