O esforço coletivo de reapropriação do trabalho docente na trajetoria de um grupo de professores municipais de periferia : um projeto em construção
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP D553e
Campinas, SP : [s.n.], 1996.
283f.
Orientador: Corinta Maria Grisolia Geraldi
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadula de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente trabalho descreve e analisa a história de um grupo de professoras da rede pública do município de Passo Fundo/RS, formado a partir da vivência comum em escolas de periferia, que, procurando imbricar prática e reflexão teórica, produz alternativas de intervenção junto ao trabalho...
Resumo: O presente trabalho descreve e analisa a história de um grupo de professoras da rede pública do município de Passo Fundo/RS, formado a partir da vivência comum em escolas de periferia, que, procurando imbricar prática e reflexão teórica, produz alternativas de intervenção junto ao trabalho docente e constitui um espaço coletivo de produção de conhecimentos. São tematizadas as condições objetivas e subjetivas a partir das quais o grupo emergiu e os projetos que mobilizaram os seus esforços. Tais projetos vinculam-se a processos de formação permanente e de pesquisa, cujos sujeitos são professores que têm como objeto de estudo e produção a sua própria prática. A descrição problematizadora dessa trajetória permitiu apontar as peculiaridades próprias de um grupo não institucionalizado que precisa sobreviver a tensões que concorrem para a sua dissolução. Ao mesmo tempo, é apontado o caráter de resistência que ele vai assumindo, ao permear o seu trabalho com valores e práticas que remetem a possibilidades de superação da expropriação a que é submetido o trabalho docente
O esforço coletivo de reapropriação do trabalho docente na trajetoria de um grupo de professores municipais de periferia : um projeto em construção
O esforço coletivo de reapropriação do trabalho docente na trajetoria de um grupo de professores municipais de periferia : um projeto em construção
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra