Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero natural
Eliana da Silva Souza
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP So89e
Campinas, SP : [s.n.], 1996.
168f. : il.
Orientador: Antonio Miguel
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Com base nas crenças mais freqüentes e persistentes de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de número natural, este trabalho tem por objeto a realização de um estudo histórico-pedagógico com o tripo propósito de: reconstituir as matrizes das...
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Resumo: Com base nas crenças mais freqüentes e persistentes de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de número natural, este trabalho tem por objeto a realização de um estudo histórico-pedagógico com o tripo propósito de: reconstituir as matrizes das práticas constitutivas da tradição sensualista-empirista no ensino-aprendizagem da noção de número natural; ilustrar uma concepção do papel do professor numa situação de ensino-aprendizagem que visa à mudança conceptual de seus alunos; ilustrar um modo do conceito baktiniano de 'polifonia' operar no terreno da educação matemática, para a realização de uma 'psicanálise' (no sentido gramsciano do 'conhercer-te a
ti mesmo') das crenças dos alunos: condição necessária, ainda que não suficiente, para a promoção da mudança conceptual Ver menos
ti mesmo') das crenças dos alunos: condição necessária, ainda que não suficiente, para a promoção da mudança conceptual Ver menos
Um estudo historico-pedagogico das crenças de futuros professores do ensino fundamental acerca do ensino-aprendizagem da noção de numero natural
Eliana da Silva Souza
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Eliana da Silva Souza
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