A política educacional para o Ensino Médio da Secretaria da Educação do estado de São Paulo e o alinhamento com o projeto neoliberal através de ciclos progressivos de adequação (1995-2018) [recurso eletrônico]
Denise Camargo Gomide
TESE
Português
T/UNICAMP G586p
[The education policy for High School of the Department of Education of state of São Paulo and the alignment with the neoliberal project through progressive cycles of adjustment (1995-2018)]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (344 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Mara Regina Martins Jacomeli
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A presente tese se desenvolveu dentro do grupo de estudo e pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A temática que a norteia são as políticas educacionais para o Ensino Médio da...
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Resumo: A presente tese se desenvolveu dentro do grupo de estudo e pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A temática que a norteia são as políticas educacionais para o Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) no período de 1995-2018, buscando evidenciar o alinhamento e as ingerências das reformas educacionais dos anos 1990 pautadas no neoliberalismo na configuração do Ensino Médio paulista. A análise das seis gestões do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), na figura dos secretários da educação do estado de São Paulo, resultou na definição pela autora de três ciclos de adequação das políticas educacionais para o Ensino Médio ao ideário neoliberal: o Ciclo de Pavimentação (1995-2002), sob o comando de Rose Neubauer e alinhado aos princípios da administração empresarial; o Ciclo de Implementação (2003-2010), sob o comando de Gabriel Chalita, Maria Helena dos Santos Castro e Paulo Renato Souza que, ao implementar o currículo oficial do estado, intensificou a ingerência do mercado; e o Ciclo de Consolidação (2011-2018), sob o comando de Herman Voorwald, José Renato Nalini e João Cury Neto que fortaleceu a herança neoliberal. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o estado de São Paulo tem se apresentado como o radiador do projeto neoliberal que ainda está em curso, representando assim o laboratório predileto onde são testadas as reformas neoliberais. Argumenta-se na presente tese que a política educacional paulista para o Ensino Médio foi forjada e balizada pelos princípios do neoliberalismo, reportando-se a um lugar específico ¿ a SEE-SP; a um grupo ¿ a juventude representada no Ensino Médio da SEE-SP; e a um tempo ¿ de 1995 a 2018, período no qual foram engendradas políticas educacionais para o Ensino Médio de forte ingerência neoliberal. A base e o pressuposto teórico-metodológico utilizados foram o materialismo histórico dialético e a fonte de pesquisa utilizada foi o conjunto de textos normativos, traduzido nas resoluções, decretos e leis e nos trabalhos já produzidos que se alinham ao objeto desta pesquisa. Os resultados confirmaram a hipótese inicial de que as políticas educacionais da SEE-SP para o Ensino Médio sofreram e ainda sofrem as ingerências de um projeto societário ineficaz de formação, alinhado ao neoliberalismo, que está se efetivando de forma gradativa através de ciclos progressivos de adequação
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Abstract: This thesis was developed within the History, Society and Education in Brazil (HISTEDBR) research group, of the Graduate Program in Education of the University of Campinas (UNICAMP). The themes guiding it are educational policies for the High School of the State of São Paulo Department of...
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Abstract: This thesis was developed within the History, Society and Education in Brazil (HISTEDBR) research group, of the Graduate Program in Education of the University of Campinas (UNICAMP). The themes guiding it are educational policies for the High School of the State of São Paulo Department of Education (SEE-SP) in the 1995-2018 period, seeking to highlight the alignment and interferences of educational reforms of the 1990s, based on neoliberalism, in the configuration of High School in the São Paulo state. The analysis of six administrations of the Brazilian Social Democracy Party (PSDB), in the figure of the Secretaries of Education of the state of São Paulo, resulted in the author's definition of three cycles of adjustment in educational policies for High School to neoliberal ideology: the Paving Cycle (1995-2002), under the command of Rose Neubauer in line with the principles of business administration; the Implementation Cycle (2003-2010), under the command of Gabriel Chalita, Maria Helena dos Santos Castro and Paulo Renato Souza that, when implementing the official state curriculum, intensified market interference; and the Consolidation Cycle (2011-2018), under the leadership of Herman Voorwald, José Renato Nalini and João Cury Neto, that strengthened the neoliberal heritage. The results of the research showed that the state of São Paulo has presented itself as the radiator of the neoliberal project that is still in progress, thus representing the favorite laboratory where neoliberal reforms are tested. It is argued in the present thesis that SEE-SP educational policies for High School were forged and guided by principles of neoliberalism, referring to: a specific place - SEE-SP; a group - the youth represented in the High School of the SEE-SP; and, at one time, - from 1995 to 2018, a period corresponding to the process of implementation of educational policies for High School with strong neoliberal interference. The base and theoretical-methodological assumption used were the dialectical historical materialism and the research source used was the set of normative texts, translated in the resolutions, decrees and laws and in the works already produced and aligned with the object of this research. The results confirmed the initial hypothesis that educational policies of SEE-SP for High School suffered and still suffer the interference of a ineffective societal project of formation, aligned with neoliberalism, that has been gradually consolidated through progressive cycles of adequacy
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Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Jacomeli, Mara Regina Martins, 1965-
Orientador
Lombardi, José Claudinei, 1953-
Avaliador
Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-
Avaliador
Ferreira, Elisa Bartolozzi
Avaliador
Rodrigues, Fabiana de Cássia, 1980-
Avaliador
A política educacional para o Ensino Médio da Secretaria da Educação do estado de São Paulo e o alinhamento com o projeto neoliberal através de ciclos progressivos de adequação (1995-2018) [recurso eletrônico]
Denise Camargo Gomide
A política educacional para o Ensino Médio da Secretaria da Educação do estado de São Paulo e o alinhamento com o projeto neoliberal através de ciclos progressivos de adequação (1995-2018) [recurso eletrônico]
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