Estudo sobre a resolução de problemas verbais aritmeticos nas series iniciais
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP T198e
Campinas, SP : [s.n.], 1996.
190f. : il.
Orientador: Lucila D. T. Fini
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho teve como objetivo estudar procedimentos na Resolução de Problemas Verbais Aritméticos, em crianças das séries iniciais do 10 Grau da Escola Pública. Pela perspectiva construtivista, com base na Teoria de Piaget, procurou-se analisar questões pertinentes à construção de uma...
Resumo: Este trabalho teve como objetivo estudar procedimentos na Resolução de Problemas Verbais Aritméticos, em crianças das séries iniciais do 10 Grau da Escola Pública. Pela perspectiva construtivista, com base na Teoria de Piaget, procurou-se analisar questões pertinentes à construção de uma correta representação mental e à Resolução de Problemas verbais de estrutura multiplicativa levando-se em consideração o papel das abstrações e a utilização de material concreto de apoio.Constatou-se que, na solução de problemas, ainda que não seja por meio de uma estratégia mais elaborada como aquela exigida pela escola, é fundamental o papel das representações internas do sujeito nos processos cognitivos. Os dados mostraram que as crianças constroem uma representação interna do problema, conseguem selecionar e utilizar estratégias, informais e diferenciadas (contagem, aditiva e multiplicativa), explicitando algumas vezes de maneira mais correta, outras vezes menos correta, os cálculos que realiza para a resolução de problemas aritméticos. O uso de material concreto revelou-se como uma possibilidade de grande interesse para a intervenção do professor no auxílio aos alunos, tendo em vista a solução de problemas
Abstract: The aim of this work is to study the procedures of verbal-arithmetical problems resolution in elementary school students from public schools. Regarding the construtivistic point of view, based on Piaget's theory, we tried to analyse relevant questions to the construction of a correct...
Abstract: The aim of this work is to study the procedures of verbal-arithmetical problems resolution in elementary school students from public schools. Regarding the construtivistic point of view, based on Piaget's theory, we tried to analyse relevant questions to the construction of a correct mental representation and also to the resolution of verbal problemas of multiplicative structure. We did so, always taking in account the hole of the abstractions and the hole of the utilization of concrete supporting materiaIs. It was obsef
ed that for problema resolution, even if it is not done by means of a more elaboreted strategy as the one demanded by the school, the hole of the internal representation of the subject has fundamental importance in the cognitivic processes. The data can show that children construct a internal...
ed that for problema resolution, even if it is not done by means of a more elaboreted strategy as the one demanded by the school, the hole of the internal representation of the subject has fundamental importance in the cognitivic processes. The data can show that children construct a internal representation of the problem, that they can select and make use of informal and differentiazed strategies Cadding and multiplying, countings), being able to explain the ca1culations they realized, sometimes in a better way, sometimes in a not so good way. Making use of concrete material showed to be an interesting possibility of teacher intef
ention in helping students to solve problems
Estudo sobre a resolução de problemas verbais aritmeticos nas series iniciais
Estudo sobre a resolução de problemas verbais aritmeticos nas series iniciais
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra