De Bom de Tocar a Choro Bacana [recurso eletrônico] : a guitarra elétrica e o violão de Ricardo Silveira
Luiz Galdino Medeiros dos Santos Lima
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP L628d
[From Bom de Tocar to Choro Bacana]
Campinas, SP : [s.n.], 2018.
1 recurso online (127 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Hermilson Garcia do Nascimento
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Este trabalho discute a música do guitarrista Ricardo Silveira em sua trajetória como instrumentista atuante no cenário da música popular no Brasil desde o final da década de 1970 como acompanhador de artistas da MPB e subsequentemente com seu próprio trabalho de música instrumental. É sobre...
Ver mais
Resumo: Este trabalho discute a música do guitarrista Ricardo Silveira em sua trajetória como instrumentista atuante no cenário da música popular no Brasil desde o final da década de 1970 como acompanhador de artistas da MPB e subsequentemente com seu próprio trabalho de música instrumental. É sobre este último que a pesquisa se concentra examinando o seu desenvolvimento nos discos lançados entre 1984 e 2010, sendo que o cerne do estudo se encontra em oito discos contendo as composições originais do guitarrista. Além do aspecto composicional, é também pelo lado da improvisação inerente ao trabalho de Ricardo Silveira que se procura colher significados atinentes à sua música relativamente ao contexto histórico cultural em que ela foi produzida, a partir de um ponto de vista situado dentro da sociedade brasileira em seu movimento de transformação. Nesse sentido, algumas questões pertinentes à cultura nacional particularmente em relação à música (e dentro desta a guitarra e o violão) se colocam, tendo como fulcro o problema da identidade. O trabalho de Ricardo Silveira se situa desde o início numa área de cruzamento cultural, zona de fusão de gêneros e linguagens: jazz - rock - samba - funk - bossa - blues - afoxé - baião - bolero - reggae - frevo - tango - choro, tudo pode ser "Bom de Tocar" em consonância com a proposta do movimento tropicalista do final dos anos 1960. A origem e formação na infância e adolescência no Rio de Janeiro de tradição cosmopolita, a fugaz passagem pela Escola Nacional de Música e os dois anos na Berklee College de Boston, a carreira artística desenvolvida através da ponte Brasil Estados Unidos, ponto crucial da tensão estético-ideológica nacional no século XX, o pertencimento a uma geração que entra em cena na pós modernidade de uma cultura internacional-popular na era do rock. São dados essenciais para um enquadramento do trabalho de Ricardo Silveira, assim como a sua colaboração duradoura com artistas como Gilberto Gil, Milton Nascimento e João Bosco. A linha metodológica adotada pela pesquisa sinteticamente reporta à abordagem holística, interdisciplinar, proposta por Phillip Tagg (2003) para o estudo de música popular. Entre outros autores, se faz referência a Wisnik (1982, 2004), Napolitano (2002, 2007), Zan (1997, 2001), Nicolau Netto (2009, 2012), Givan (2003), Almada (2009, 2010), Côrtes (2012), Piedade (2003, 2013), Mannheim (1952), Berendt / Huesmann (2015), e Hobsbawn / Ranger (2002)
Ver menos
Abstract: This work discusses the music of guitarist Ricardo Silveira in his trajectory as a musician active in the scene of popular music in Brazil since the late 1970s as sideman for MPB artists and subsequently with his own instrumental music work. It is on the latter that the research focuses on...
Ver mais
Abstract: This work discusses the music of guitarist Ricardo Silveira in his trajectory as a musician active in the scene of popular music in Brazil since the late 1970s as sideman for MPB artists and subsequently with his own instrumental music work. It is on the latter that the research focuses on examining its development in the records released between 1984 and 2010, being that the core of the study is in eight records containing the original compositions of the guitarist. In addition to the compositional aspect, it is also on the side of the improvisation inherent in the work of Ricardo Silveira that this research project seeks to gather meanings related to his music in relation to the historical cultural context in which it was produced, from a point of view situated within the Brazilian society in its transformation movement. In this sense, some questions pertinent to the national culture particularly in relation to music (and within it the electric and acoustic guitar) are placed, having as fulcrum the problem of identity. The work of Ricardo Silveira is located from the beginning in an area of cultural crossover, a zone of fusion of genres and languages: jazz - rock - samba - funk - bossa - blues - afoxé - baião - bolero - reggae - frevo - tango ¿ choro, everything can be "Bom de Tocar" in line with the proposal of the tropicalist movement of the late 1960s. His origin and formation in childhood and adolescence in Rio de Janeiro of cosmopolitan tradition, the fleeting passage through the Escola Nacional de Música and the two years at Berklee College in Boston, an artistic career developed through the Brazil United States bridge, the crux of the national aesthetic-ideological tension in the twentieth century, his belonging to a generation that comes into the scene in postmodernity of an international popular culture in the rock era. They are essential data for a framework of Ricardo Silveira¿s work, as well as his lasting collaboration with artists such as Gilberto Gil, Milton Nascimento and João Bosco. The methodological line adopted by the research synthesizes the holistic, interdisciplinary approach proposed by Phillip Tagg (2003) for the study of popular music. Among other authors, reference is made to Wisnik (1982, 2004), Napolitano (2002, 2007), Zan (1997, 2001), Nicolau Netto (2009, 2012), Givan (2012), Piedade (2003, 2013), Mannheim (1952), Berendt / Huesmann (2015), and Hobsbawm / Ranger (2002)
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
De Bom de Tocar a Choro Bacana [recurso eletrônico] : a guitarra elétrica e o violão de Ricardo Silveira
Luiz Galdino Medeiros dos Santos Lima
De Bom de Tocar a Choro Bacana [recurso eletrônico] : a guitarra elétrica e o violão de Ricardo Silveira
Luiz Galdino Medeiros dos Santos Lima