Luz, imagem e devoção mariana nos vitrais da catedral de Notre-Dame de Chartres (Séc. XII-XIII) [recurso eletrônico]
Elias Feitosa de Amorim Junior
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Am68L
[Light, image and marian devotion in the stained glass windows of the cathedral of Our Lady of Chartres (12th-13th century)]
Campinas, SP : [s.n.], 2019.
1 recurso online (289 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Patricia Dalcanale Meneses
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Resumo: A presente pesquisa explora a possibilidade de estabelecer uma análise dos programas iconográficos dos vitrais da catedral de Notre-Dame de Chartres, no contexto dos séculos XII-XIII, com ênfase nas representações marianas neles presentes, relacionando-as ao espaço sagrado. Tal procedimento...
Ver mais
Resumo: A presente pesquisa explora a possibilidade de estabelecer uma análise dos programas iconográficos dos vitrais da catedral de Notre-Dame de Chartres, no contexto dos séculos XII-XIII, com ênfase nas representações marianas neles presentes, relacionando-as ao espaço sagrado. Tal procedimento aponta a importância do estudo da posição dos vitrais e sua relação com a iluminação, tendo como perspectiva as práticas de culto referentes às horas canônicas, bem como, as comemorações das festas marianas e a estrutura arquitetônica da catedral. Para a organização dos procedimentos de análise e das reflexões teórico-metodológicas deste texto, trago o aporte do debate presente na historiografia relacionada à cultura visual medieval, cuja articulação envolve um percurso interdisciplinar entre história da arte, liturgia e teologia. No desenrolar deste percurso, a reflexão sobre a cultura visual no medievo se pautará em três pontos: o elemento plástico, as práticas de culto (a liturgia) e a reflexão teórica (a teologia), que lhe conferem legitimidade. Esta dissertação contempla três capítulos: o primeiro destina-se ao histórico da catedral - uma breve narrativa sobre a construção da catedral e sua ampliação, sendo que a atenção maior estará voltada para os vitrais (datação e restaurações). O segundo capítulo prioriza o papel da imagem no espaço sagrado, no qual apresento a relação da arquitetura gótica com a metafísica da luz a partir da análise do pensamento de Dionísio Pseudo-Areopagita e de Suger de Saint-Denis. No terceiro capítulo apresento a relação das horas canônicas dedicadas à Virgem, apontando como estas se fazem presentes nos vitrais da catedral de Chartres e como a questão da luminosidade se articula no campo imagético, teológico e litúrgico
Ver menos
Abstract: The present research explores the possibility of establishing an analysis of the iconographic programs of the stained-glass windows of Notre-Dame Cathedral of Chartres, in the context of the XII-XIII centuries, with emphasis on the Marian representations in them, relating them with sacred...
Ver mais
Abstract: The present research explores the possibility of establishing an analysis of the iconographic programs of the stained-glass windows of Notre-Dame Cathedral of Chartres, in the context of the XII-XIII centuries, with emphasis on the Marian representations in them, relating them with sacred space. Such procedure points out the importance of studying the position of stained-glass windows and their relationship with lighting, taking into account the worship practices and its linking with the canonical hours, as well as the commemorations of the Marian feasts and the cathedral architectural structure. For the organization of the analysis procedures and the theoretical-methodological reflections of this text, I bring the contribution of the present debate in the historiography related to the medieval visual culture, whose articulation involves an interdisciplinary course between art history, liturgy and theology. Along this course, reflection about visual culture in the Middle Ages will be based on three points: the plastic element, the worship practices (the liturgy) and theoretical reflection (theology), which give it legitimacy. This thesis contemplates three chapters. The first one is devoted to the history of the cathedral - a brief narrative about the construction of the cathedral and its enlargement, and the greater attention will be dedicated to the stained-glass windows (dating and restorations). The second chapter prioritizes the role of the image into the sacred space, in which I present the relation between the gothic architecture and the metaphysics of light based on the analysis of the thought of Pseudo-Dionysius the Areopagite and Suger de Saint-Denis. In the third chapter I present the relation of the canonical hours dedicated to the Virgin, showing how hours are present in the stained glass of the Cathedral of Chartres and how the element of luminosity is articulated in the imaginary, theological and liturgical field
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Luz, imagem e devoção mariana nos vitrais da catedral de Notre-Dame de Chartres (Séc. XII-XIII) [recurso eletrônico]
Elias Feitosa de Amorim Junior
Luz, imagem e devoção mariana nos vitrais da catedral de Notre-Dame de Chartres (Séc. XII-XIII) [recurso eletrônico]
Elias Feitosa de Amorim Junior