Criatividade : relações entre as concepções fatorialistas e a piagetiana
Sebastian Urquijo
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP Ur6c
Campinas, SP : [s.n.], 1996.
175f.
Orientador: Fermino Fernandes Sisto
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: o objetivo principal do estudo foi analisar as relações entre duas posições diferentes sobre criatividade: o clássico pensamento divergente (Guilford, Torrance, Y amamo to) e a formação dos possíveis piagetianos. Três provas do TTCT (Torrance Test of Creative Thinking) e uma da bateria de...
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Resumo: o objetivo principal do estudo foi analisar as relações entre duas posições diferentes sobre criatividade: o clássico pensamento divergente (Guilford, Torrance, Y amamo to) e a formação dos possíveis piagetianos. Três provas do TTCT (Torrance Test of Creative Thinking) e uma da bateria de Guilford, foram aplicadas a cento e sessenta alunos do primeiro ano do Curso de Psicologia da Universidad Nacional de Mar deI Plata. As respostas foram classificadas segundo os critérios de Torrance, os de Yamamoto e os adaptados das provas piagetianas. Os resultados da análise fatorial sugeriram
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ue os três critérios classificaram os sujeitos de forma semelhante e que o mecanismo psicológico para explicar a criatividade é, provavelmente, o mesmo para as duas posições teóricas. Além disso, os fatores extraídos encontram-se fortemente associados às diferentes provas e os quatro fatores...
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ue os três critérios classificaram os sujeitos de forma semelhante e que o mecanismo psicológico para explicar a criatividade é, provavelmente, o mesmo para as duas posições teóricas. Além disso, os fatores extraídos encontram-se fortemente associados às diferentes provas e os quatro fatores clássicos (fluência, flexibilidade, originalidade e elaboração), esperados pela teoria fatorialista, não foram extraídos, contradizendo os pressupostos teóricos, comumente aceitos na literatura
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Abstract: The purpose of this study was to analyze the relations between two different positions of creativity: classical divergent thought (Guilford, Torrance, Y amamoto) and piagetian formation of possibilities. Three tasks of TTCT (Torrance Test of Creative Thinking) and one of Guilford Test,...
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Abstract: The purpose of this study was to analyze the relations between two different positions of creativity: classical divergent thought (Guilford, Torrance, Y amamoto) and piagetian formation of possibilities. Three tasks of TTCT (Torrance Test of Creative Thinking) and one of Guilford Test, were applied to one hundred and sixty first year students of Psychology, at the Universidad Nacional de Mar del Plata. The answers were classified based upon piagetian-type evolution, Torrance and Yamamoto criteria. Results of factor analysis suggest that these three different criteria classified the subjects in the same way, and the psychological mechanism, which explains the creativity, was probably the same in these two different theoretical frameworks. Moreover, the extracted factors were strongly associated with the different tasks, and the four classical factors (fluency, flexibility, originality and elaboration), foreseen by the factorial theories, were not extracted, contradicting their theoretical assumptions, usually accepted in the literature
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Criatividade : relações entre as concepções fatorialistas e a piagetiana
Sebastian Urquijo
Criatividade : relações entre as concepções fatorialistas e a piagetiana
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