Aspectos históricos da biomecânica na Educação Fisica brasileira
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP V711a
Campinas, SP : [s.n.], 1996.
94 f : il.
Orientador: Ademir Gebara
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Partindo de indagações referentes a presença da Biomecânica na Educação física Brasileira, o objetivo deste trabalho é levantar elementos de natureza teórico-metodológica, que evidenciem historicamente: I) a evolução da Cinesiologia para a Biomecânica; II) q detecção de duas relações...
Resumo: Partindo de indagações referentes a presença da Biomecânica na Educação física Brasileira, o objetivo deste trabalho é levantar elementos de natureza teórico-metodológica, que evidenciem historicamente: I) a evolução da Cinesiologia para a Biomecânica; II) q detecção de duas relações possíveis (hegemônica e interdisciplinar) entre a Biomecânica e a Educação Física; e III) a possibilidade de que tenha sido através do Esporte, que tenha ocorrido a inserção da Biomecânica na Educação Física. Fez-se necessária uma discussão das principais concepções metodológicas da atualidade, uma vez que (mesmo não tendo consciência disto) todos os pesquisadores são de alguma maneira, influenciado por estas
Abstract: In function of the research on the presence of Biomechanics in the Brazillian Physical Education, the scope of this work is to raise elements of theoretical ¿ methodological nature, which historically confirm: I) the evolution of Kinesiology towards Biomechanics, II) the detection of two...
Abstract: In function of the research on the presence of Biomechanics in the Brazillian Physical Education, the scope of this work is to raise elements of theoretical ¿ methodological nature, which historically confirm: I) the evolution of Kinesiology towards Biomechanics, II) the detection of two possible relations (hegemonic and interdisciplinary) between Biomechanics and Physical Education; and III) the possibility that the insertion of Biomechanics into Physical Education has occurred through the Sport. It was necessary to discuss the main methodological conceptions of the present time, since (even having no conciense of this) all researches suffer, in some way, they influence