As reações do professor as intervenções dos alunos em um ensino interdisciplinar de lingua estrangeira
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP T458r
Campinas, SP : [s.n.], 1995.
186f.
Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar uma proposta de ensino interdisciplinar, considerando as reações do professor às intervenções dos alunos durante as aulas, com o objetivo de contribuir para a discussão do desenvolvimento e atualização do professor de língua estrangeira (LE). A análise...
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar uma proposta de ensino interdisciplinar, considerando as reações do professor às intervenções dos alunos durante as aulas, com o objetivo de contribuir para a discussão do desenvolvimento e atualização do professor de língua estrangeira (LE). A análise panorâmica apontou as características e a estruturação das aulas de LE interdisciplinares, como também evidenciou as aulas de revisão como as mais participativas. A análise dos dados indicou ainda uma regularidade nas ações dos alunos, categorizadas em sete tipos de intervenções. A partir dessa categorização foi apresentada a reação do professor a essas intervenções através da análise da interação numa aula selecionada. A pesquisa é de cunho etnográfico tendo como fonte de dados registros em audio e vídeo, notas de campo, memos retrospectivos e questionários. O referencial teórico traz reflexões e contribuições da Sociolíngüística interacional (Gumperz, 1982, 1986) e da Etnografia educacional (Erickson, 1986, 1992)
Abstract: This work analyses an interdisciplinary teaching proposal tocussing on the teacher's reactions to her pupil's interventions during English lessons. It aims at contributing to the discussion on the development and up-dating ot the toreign language (FL) teacher. The general analysis has...
Abstract: This work analyses an interdisciplinary teaching proposal tocussing on the teacher's reactions to her pupil's interventions during English lessons. It aims at contributing to the discussion on the development and up-dating ot the toreign language (FL) teacher. The general analysis has pointed out the characteristics and structure ot the FL interdisciplinary lessons. At the sarne time it revealed that the revision lessons were those in which the pupils participated most. The data analysis has also displayed SO!11e regularity in pupils' actions, classified into seven types ot interventions. Teacher's reactions to these interventions were viewed trom this type ot classification, through the analysis ot the interaction occurring' in a specific lesson. Data ot the present study, in the field ot ethnografic research, were registered in audio and video (tapes), fieldnotes, retrospective me mos and questionnaires. The theoretical tramework takes into consideration contributions trom Interactional Sociolinguistics (Gumperz, 1982, 1986) and Educational Ethnography (Erickson, 1986, 1992)