Educação infantil : o desafio da qualidade : um estudo da rede municipal de creches em Curitiba, 1989 a 1992
Marcia Teixeira Sebastiani
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP Se21e
Campinas, SP : [s.n.], 1996.
219f. : il.
Orientador: Maria da Gloria Marcondes Gohn
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este estudo sobre a qualidade dos serviços de educação infantil, em especial sobre a qualidade da rede municipal de creches em Curitiba, durante o período de 1989 a 1992, pretende conhecer a atuação do poder público municipal nessa área da educação, apontar os avanços e os pontos mais...
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Resumo: Este estudo sobre a qualidade dos serviços de educação infantil, em especial sobre a qualidade da rede municipal de creches em Curitiba, durante o período de 1989 a 1992, pretende conhecer a atuação do poder público municipal nessa área da educação, apontar os avanços e os pontos mais frágeis da política de creches no município, além de ser um documento que possibilite promover discussões e orientar propostas de educação infantil para as instituições que pretendam melhorar a qualidade dos seus serviços. Como base metodológica para a realização deste estudo utilizo critérios de qualidade definidos pela Rede para a Infância da Comissão Européia, fundamentados em bibliografia italiana. Apresento e analiso a realidade das creches em Curitiba a partir de cada um desses critérios, compostos de condições e indicadores da qualidade. A conclusão que este estudo permite é a de que se deve estar atento para que, na intenção de se abandonar uma visão assistencialista da creche, e de transformar esta em instituição educacional, não se acabe caindo em uma preocupação unicamente "pedagógica", e, assim, não sejam devidamente considerados na proposta educativa outros fatores indissociáveis da oferta de um serviço de qualidade
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Abstract: This study about the quality of child education services, and especially about the quality of services offered by municipal day-care centers in Curitiba between 1989 and 1992, aims at looking into the municipal authorities' performance concerning this area of education, at verifying both...
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Abstract: This study about the quality of child education services, and especially about the quality of services offered by municipal day-care centers in Curitiba between 1989 and 1992, aims at looking into the municipal authorities' performance concerning this area of education, at verifying both the improvements and the flaws of the Municipality's daycare center policy, while at the same time it is a document which encourages discussion and sets guidelines for a child education approach to those institutions that wish to improve the quality of their services. At the methodological basis for this study, I have used quality criteria set by the European Commission Childhood Network, based on Italian bibliography. I introduce and analyze the reality of Curitiba's daycare centers based on each of those criteria, composed of conditions for and indicators of quality. From this study, one can conclude that when trying to give up a paternalist view of day-care centers, and to change them into educational institutions instead, one must be careful not to shift to an exclusively pedagogic concern, thus failing to include in the education approach other factors that are essencial as far as offering high quality services is concerned.
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Gohn, Maria da Glória Marcondes, 1947-
Orientador
Bryan, Milton Antonio Taciulli
Avaliador
Vasconcelos, Vera Maria Ramos de
Avaliador
Demartini, Zeila de Brito Fabri, 1946-
Avaliador
Oliveira, Zilma Moraes Ramos de
Avaliador
Educação infantil : o desafio da qualidade : um estudo da rede municipal de creches em Curitiba, 1989 a 1992
Marcia Teixeira Sebastiani
Educação infantil : o desafio da qualidade : um estudo da rede municipal de creches em Curitiba, 1989 a 1992
Marcia Teixeira Sebastiani
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