Um olhar sobre eventos de avaliação de linguagem oral em aula de lingua estrangeira (ingles) : abordagem de ensino X avaliação de aprendizagem
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP V682o
Campinas, SP : [s.n.], 1995.
184f.
Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta dissertação teve por objetivo estudar a construção de eventos de ensino e avaliação de inglês como Língua Estrangeira(LE) com foco na linguagem oral. O estudo realizado utilizou em seu desenho de pesquisa procedimentos da etnografia escolar(Erickson, 1986), e em sua análise,...
Resumo: Esta dissertação teve por objetivo estudar a construção de eventos de ensino e avaliação de inglês como Língua Estrangeira(LE) com foco na linguagem oral. O estudo realizado utilizou em seu desenho de pesquisa procedimentos da etnografia escolar(Erickson, 1986), e em sua análise, procedimentos da microanálise etnográfica da interação, da socio-lingüística interacional(Gumperz, 1982 e Tannen 1984 e 1989) e da teorização sobre abordagens de ensino (Widdowson, 1978 e 1990, e Almeida Filho, 1987 e 1993). A investigação relatada busca responder à seguinte questão de pesquisa: Como se constrói a consoância ou não consoância entre abordagem de ensino e avaliação no ensino de linguagem oral em língua estrangeira? Da análise dos dados depreendeu-se que a abordagem de ensino declarada comunicativa cumpriu as expectativas da abordagem comunicativa em seus pressupostos mais genéricos, ficando, porém, aquém de uma tendência de ensino mais crítico e consciente. Depreendeu-se também que a avaliação refletiu a abordagem de ensino declarada comunicativa no tocante ao papel assumido pelos examinadores e professores, na oportunização de ensino, na utilização da língua materna como estratégia discursiva e na realização das interações avaliativas, onde os atores envolvidos engajam-se na interação assumindo sua construção através da utilização da linguagem contextualmente propositada. Os resultados da análise apontam contribuições para cursos de licenciatura que formam profissionais de ensino de língua, principalmente no que se refere à inserção de base reflexiva do componente avaliação de rendimento no currículo do curso
Abstract: not informed.