Corpo em diáspora [recurso eletrônico] : colonialidade, pedagogia de dança e técnica Germaine Acogny
Luciane da Silva
TESE
Português
T/UNICAMP Si38c
[Body in diaspora]
Campinas, SP : [s.n.], 2017.
1 recurso online (281 p.) : il., digital, arquivo PDF.
Orientador: Inaicyra Falcão dos Santos
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Resumo: Este trabalho tem como objetivo ampliar o campo teórico-prático que situa corpo, cultura e colonialidade a partir de uma perspectiva transversal que tanto avalia os impactos das eurocentricidades nas concepções epistemológicas do território da dança, quanto aponta caminhos que interpelam...
Ver mais
Resumo: Este trabalho tem como objetivo ampliar o campo teórico-prático que situa corpo, cultura e colonialidade a partir de uma perspectiva transversal que tanto avalia os impactos das eurocentricidades nas concepções epistemológicas do território da dança, quanto aponta caminhos que interpelam criticamente tais realidades. A análise dos significados da diáspora, esfera do movimento e da relação, que dá corpo a formas de habitar o mundo e o diálogo crítico entre dança, antropologia e educação, reverberam em uma pedagogia de dança que denominamos Corpo em Diáspora, fundamentada em técnicas, estéticas e poéticas oriundas das formas africanizadas de escrita de si que compõem a multiplicidade brasileira. A experiência etnográfica municia a investigação sobre a técnica Germaine Acogny, sua origem e história, seus fundamentos técnicos e simbólicos, bem como as relações diretas com os contextos brasileiros através da experiência com o Balé da Cidade de São Paulo. Abordando esse contexto fortalecemos as relações sul-sul e redimensionamos o contato com as realidades sócio culturais africanas. A análise empreendida também aponta caminhos para ampliar os recursos estéticos fomentadores de práticas criativas em dança
Ver menos
Abstract: This work aims to broaden the theoretical-practical field that places body, culture and coloniality in a transversal perspective that both evaluates the impacts of Eurocentricities on the epistemological perspectives of the dance territory, and points out the ways that critically address...
Ver mais
Abstract: This work aims to broaden the theoretical-practical field that places body, culture and coloniality in a transversal perspective that both evaluates the impacts of Eurocentricities on the epistemological perspectives of the dance territory, and points out the ways that critically address such realities. The analysis of the meanings of diaspora, sphere of movement and relationship, which give form to ways of inhabiting the world and the critical dialogue between dance, anthropology and education, reverberate in a dance pedagogy which we call Body in Diaspora; based on techniques, and aesthetic and poetic origins of the Africanized forms of self-writing that make up the Brazilian multiplicity. The ethnographic experience brings together research on the Germaine Acogny technique, its origin and history, its technical and symbolic foundations as well as the direct relations with the Brazilian contexts through the experience with Balé of the City of São Paulo. Addressing this context we strengthen South-South relations and resize our contact with African socio-cultural realities. The analysis also points out ways to expand aesthetic resources that foster creative practices in dance
Ver menos
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Santos, Inaicyra Falcão dos, 1950-
Orientador
Andraus, Mariana Baruco Machado, 1977-
Avaliador
Santos, Acacio Sidinei Almeida
Avaliador
Conrado, Amelia Vitoria de Souza
Avaliador
Silva, Salomão Jovino da
Avaliador
Corpo em diáspora [recurso eletrônico] : colonialidade, pedagogia de dança e técnica Germaine Acogny
Luciane da Silva
Corpo em diáspora [recurso eletrônico] : colonialidade, pedagogia de dança e técnica Germaine Acogny
Luciane da Silva