Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/287048
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Maria Tereza Duarte Paespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociênciaspt_BR
dc.format.extent241 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleImagem e patrimônio cultural = as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010pt_BR
dc.title.alternativeImage and cultural heritage : the spatial ideologies of Brazilian international tourism promotion - EMBRATUR - 2003-2010pt_BR
dc.contributor.authorSotratti, Marcelo Antoniopt_BR
dc.contributor.advisorLuchiari, Maria Tereza Duarte Paes, 1961-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociênciaspt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Ciênciaspt_BR
dc.subjectEMBRATURpt_BR
dc.subjectPercepção espacialpt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subject.otherlanguageSpatial perceptionen
dc.subject.otherlanguageCultural heritageen
dc.subject.otherlanguageTourismen
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa aborda as ideologias espaciais observadas nas ações promocionais do patrimônio cultural brasileiro praticadas pela EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo - durante o período de 2003 a 2010. Apresenta, por meio do conceito de ideologia espacial apresentado por Vincent Berdoulay, a importância do espaço e, sobretudo da paisagem, como elementos de apropriação ideológica dos grupos econômicos, sociais e políticos ligados às localidades em diferentes escalas. Para isso, discute a importância dos conteúdos simbólicos das paisagens turistificadas como elemento fundamental na formação de imagens que atinjam aos interesses do mercado turístico e dos órgãos de promoção turística. Nesse sentido, discute o fenômeno apresentado por Berdoulay e por ele denominado de "redução narrativa", compreendido como a seletividade intencional de fragmentos da paisagem para a formação de imagens com alto teor ideológico. A partir da análise de imagens referentes ao patrimônio cultural brasileiro presentes nas peças publicitárias desenvolvidas pela a EMBRATUR, a pesquisa pretende comprovar a hipótese que afirma a existência de conflitos e contradições de ordem ideológica entre o discurso dos planos de marketing internacional dos destinos culturais brasileiros e a prática de promoção pela propaganda turística. A importância deste trabalho resume-se a uma maior reflexão acerca dos processos atuais que envolvem a apropriação turística do patrimônio cultural brasileiro, de forma a permitir uma revisão construtiva dos modelos de planejamento turístico e mercadológicos empregados, das práticas de promoção do patrimônio cultural brasileiro no exterior e das intervenções ora observadas em localidades dotadas de relevante patrimônio cultural de natureza material e imaterialpt
dc.description.abstractAbstract: This research approaches the spatial ideologies observed in promotional activities of the Brazilian cultural heritage practiced by EMBRATUR - Brazilian Institute of Tourism - during the period 2003 to 2010. It presents, through the concept of spatial ideology presented by Vincent Berdoulay, the importance of the space and especially the landscape as elements of ideological appropriation. For this, discusses the importance of the symbolic contents of tourism landscapes as element in the formation of images for the tourist market and for tourism promotion organizations. In this sense, discusses the phenomenon displayed by Berdoulay called "narrative reduction", understood as the intentional selectivity of fragments of the landscape to form images with high content of ideology. From the analysis of images related to the Brazilian cultural heritage present in advertising developed by EMBRATUR, the research intends to investigate the hypothesis that asserts the existence of conflicts and contradictions between the ideological discourse of marketing plans for tourism destinations and the practice of promotion of tourism. The significance of this research is to contribute to the reflections that involve the appropriation of cultural heritage tourism in Brazil, to enable a constructive review of models of tourism planning and marketing practices, of the promotion practices of the Brazilian cultural heritage and the interventions observed in locations with relevant cultural heritageen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.citationSOTRATTI, Marcelo Antonio. Imagem e patrimônio cultural = as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010. 2010. 241 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/287048>. Acesso em: 16 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineAnálise Ambiental e Dinâmica Territorialpt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Ciênciaspt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMartins, Paulo Cesar Garcezpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameTulik, Olgapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameRibeiro, Rafael Winterpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFunari, Pedro Paulo Abreupt_BR
dc.date.available2018-08-17T01:34:24Z-
dc.date.accessioned2018-08-17T01:34:24Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-17T01:34:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sotratti_MarceloAntonio_D.pdf: 7379533 bytes, checksum: bb1ece427330e9f952f8bae7db9b00d1 (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/287048-
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Sotratti_MarceloAntonio_D.pdf7.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.