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Type: Artigo
Title: Desempenho de idosos na bateria cognitiva CERAD: relações com variáveis sociodemográficas e saúde percebida
Title Alternative: Performance of the elderly in the CERAD cognitive battery: relations with socio-demographic variables and perceived health
Author: Ribeiro, Pricila Cristina Correa
Oliveira, Beatriz Helena Domingos
Cupertino, Ana Paula Fabrino Bretas
Neri, Anita Liberalesso
Yassuda, Mônica Sanches
Abstract: O objetivo do estudo foi avaliar o desempenho de idosos em testes cognitivos da bateria CERAD e sua relação com variáveis sociodemográficas e saúde percebida. Foram estudados 158 idosos integrantes do estudo PENSA (Processo do Envelhecimento Saudável). A média de idade foi de 70,2 anos ( DP=8,2) e a média de escolaridade de 7 anos ( DP =4). O melhor desempenho cognitivo, na maior parte dos testes, esteve associado a mais anos de escolaridade, menor idade e viver com companheiro. No teste de nomeação, observou-se melhor desempenho entre os homens, e melhor desempenho nos testes de memória esteve associado com melhor saúde percebida. Concluiu-se que escolaridade, idade, gênero, estado civil e saúde geral percebida implicaram diferenças significativas no desempenho cognitivo dos idosos
metadata.dc.description.abstractalternative: CERAD cognitive battery and its relation with socio-demographic variables and perceived health. The sample was composed by 158 community-dwelling elderly people who participated in the PENSA study (Study of Healthy Aging Process). Ages varied from 60 to 99 years old ( M=70.2; SD=8.2); with an average of seven years of education ( SD =4). Higher cognitive performance was associated with higher education, lower age, and having a partner. In the naming test, men outperformed women whereas higher memory performance was associated with better perceived health among women. It was concluded that education, age, gender, marital status and perceived health may be associated to variability in cognitive performance among elderly people
Subject: Neuropsicologia
Cognição em idosos
Country: Brasil
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Curso de Pos-Graduacao em Psicologia
Rights: Aberto
Identifier DOI: 10.1590/S0102-79722010000100013
Address: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000100013
Date Issue: 2010
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