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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Efeitos do ruído contralateral nos potenciais corticais em escolares : diferentes parâmetros de avaliação
Title Alternative: Contralateral noise effects on cortical potentials in school aged children : different parameters of evaluation
Author: Ubiali, Thalita, 1984-
Advisor: Colella-Santos, Maria Francisca, 1963-
Abstract: Resumo: Introdução: uma das funções atribuídas ao sistema auditivo eferente está relacionada ao processamento de estímulos acústicos na presença de ruído. Entretanto, os mecanismos neurofisiológicos e as implicações clínicas desse sistema, especialmente em regiões mais altas do sistema nervoso auditivo central, ainda não foram esclarecidos. A maioria dos estudos para investigar a via eferente em humanos utilizou as emissões otoacústicas (EOA), que avalia a região mais caudal da via, quando estimulada com ruído competitivo. Alguns pesquisadores estudaram o efeito do ruído nas respostas dos potenciais evocados auditivos de longa latência (PEALL), porém, os resultados divergentes e a escassez de estudos nesta área, principalmente na população pediátrica, apontam para a necessidade de investigar diferentes protocolos de avaliação que possibilitem estudar os mecanismos top-down da via auditiva em humanos de maneira não invasiva. Objetivo: analisar os efeitos do ruído competitivo nas respostas de latência e amplitude dos PEALL obtidos por diferentes estímulos e relações sinal-ruído em escolares. Método: Foram avaliadas 78 crianças em desenvolvimento típico entre oito e 13 anos de idade (etapa 1). Os PEALL foram coletados com estímulo tone burst nas condições sem e com ruído branco contralateral em diferentes relações sinal-ruído (SR +10 e SR 0) e com estímulo de fala na relação SR +10. Numa segunda etapa do projeto, foram avaliadas 24 crianças com dificuldades de leitura e escrita e comparadas com um grupo de 24 crianças em desenvolvimento típico (etapa 2). As crianças foram avaliadas utilizando o paradigma de oddball e os estímulos utilizados foram 2000 Hz (raro) e 1000 Hz (frequente) na avaliação não-verbal e as sílabas /da/ (raro) e /ba/ (frequente) na avaliação com estímulos verbais. A intensidade de apresentação dos estímulos foi 70 dBNPS. Foi também investigada a supressão das EOA transientes utilizando cliques lineares a 60 dBNPS e ruído branco contralateral a 60 dBNPS. Resultados: na etapa 1, o ruído competitivo aumentou a latência e diminuiu a amplitude do P300-ToneBurst, mas não foram encontradas diferenças entre as condições SR +10 e SR 0; a latência de P1-fala aumentou significativamente na presença de ruído. Na etapa 2, as crianças com dificuldades escolares apresentaram amplitudes reduzidas de N2-fala e P300-fala na condição SR+10 em comparação com o grupo controle. A supressão das EOA foi observada somente no grupo de crianças em desenvolvimento típico. Conclusão: Os resultados dos PEALL com ruído competitivo aliado à supressão das EOA, podem fornecer informações importantes quanto ao diagnóstico diferencial das alterações das habilidades auditivas em escolares

Abstract: Introduction: One of the functions attributed to the auditory efferent system is related to the processing of acoustic stimuli in noise backgrounds. However, clinical implications and the neurophysiological mechanisms of this system is not fully understood, especially on higher regions of the central nervous system. Most of the studies that investigated efferent activity in humans used the inhibition of the otoacoustic emissions (OAE), which assesses the caudal region of the system when stimulated with competing noise. A few researchers studied the effects of noise on long latency auditory evoked potentials (LLAEP), but the lack of studies and contradictory results, especially in children, points out to the need of investigating different protocols and parameters that could allow the study of top-down activity in humans. Aim: to analyze different parameters for assessing the LLAEP in competing noise in school-aged children, and verify the effects of noise on cortical processing of verbal and nonverbal stimuli. Method: 78 tipically developing children aged between 8 to 13 years old were assessed (phase 1). LLAEP were recorded using tone burst stimuli with and without contralateral white noise in two different signal-to-noise ratios (SNR +10 and 0), and using speech stimuli in the SNR +10. In a second phase of the project, 24 children with reading difficulties were assessed (phase 2). Children were evaluated by the oddball paradigm and stimuli were 2000 Hz (rare) and 1000 Hz (standard) in nonverbal assessment, and /da/ (rare) and /ba/ (standard) in verbal assessment. Stimuli intensity was 70 dB SPL. OAE suppression were also assessed using linear clicks at 60 dB SPL and contralateral white noise at 60 dB SPL. Results: Phase 1 results showed that P300-ToneBurst latencies were prolonged and amplitudes reduced in the presence of noise, but no differences were observed between SR +10 and SR 0; P1-speech latencies were significantly prolonged in the noise condition. In phase 2, children with reading difficulties had shorter N2-speech and P300-speech amplitudes compared to control children. OAE suppression was observed only in typically developing group. Conclusion: LLAEP in noise results associated with OAE suppression can provide relevant information about the differential diagnosis of the auditory deficits in school aged children
Subject: Audição
Potenciais evocados auditivos
Vias eferentes
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: UBIALI, Thalita. Efeitos do ruído contralateral nos potenciais corticais em escolares: diferentes parâmetros de avaliação. 2020. 1 recurso online (124 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP.
Date Issue: 2020
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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