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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: O ensino superior na fronteira agrícola dos Cerrados do Centro-Norte do Brasil
Title Alternative: Higher education in the agricultural frontier of Cerrados of Centre-North of Brazil
Author: Fiori, Taís Dayane, 1990-
Advisor: Leite, Sandra Fernandes, 1968-
Abstract: Resumo: Este estudo visou investigar se as novas dinâmicas geradas pelo avanço do agronegócio nos Cerrados do Centro-Norte do Brasil repercutiram na expansão do ensino superior em 24 municípios do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Por meio de indicadores econômicos e de produtividade, demonstrou-se a expansão do agronegócio entre 2010 e 2017. Mapeou-se o ensino superior, no que tange às Instituições de Ensino Superior (IES) presentes, aos cursos ofertados, à relação destes cursos com o agronegócio e à expansão das matrículas, com base nos Censos da Educação Superior de 2010 a 2017, além dos Planos Municipais de Educação. Diante dos dados, conclui-se que a expansão do ensino superior na região não se relaciona de forma direta ao agronegócio, mas, por sua vez, de forma indireta devido às demandas por ele geradas; esta foi fomentada por políticas públicas que influenciaram IES públicas e privadas, incluindo-se ações e programas de expansão e interiorização, de acesso às vagas, além do aumento populacional e formação de mercado favorável à mercantilização do ensino superior

Abstract: This study aimed to investigate if the new dynamics created by the agribusiness¿ progress in Cerrados of Centre-North of Brazil impacted in the expansion of higher education in 24 cities of Maranhão, Tocantins, Piauí and Bahia. Through economic and productivity indicators, it demonstrated which the expansion in agribusiness between 2010 and 2017. Higher education was mapped, regarding the higher education institutions (IES) presentes, to the courses offered, the relationship of these courses with agribusiness and the expansion of registrations, based on the Higher Education Census from 2010 to 2017, beyond the municipal education plans. Before the datas, it is concluded that the expansion of the higher education in the region does not relate in a direct way to agribusiness, but, on the other hand, in an indirect way due to the demands created by it; this was fostered by public policies that influenced public and private IES, including actions and programs for expansion and internalization, access to vacancies, as well as population growth and market formation favorable to the commodification of higher education
Subject: Ensino superior
Cerrados
Agronegócio
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: FIORI, Taís Dayane. O ensino superior na fronteira agrícola dos Cerrados do Centro-Norte do Brasil. 2019. 1 recurso online (182 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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