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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Programa saúde na escola : saberes e diálogos na promoção da educação sexual de adolescentes
Title Alternative: School health program : knowlegde and dialogue in the promotion of sexual education of adolescents
Author: Salvador, Marli, 1948-
Advisor: Silva, Eliete Maria, 1960-
Abstract: Resumo: A educação sexual é um tema transversal no contexto da política de educação básica brasileira, que guarda interface com a política de promoção da saúde. As possibilidades de integração anunciadas pelas políticas, no campo das práticas de professores e de profissionais de saúde, têm instigado pesquisas com diferentes abordagens metodológicas. Esta pesquisa tomou como questão de investigação as práticas realizadas pelos profissionais da educação e da saúde para a promoção da educação sexual e reprodutiva junto aos adolescentes na escola. Objetivos: compreender como os profissionais da educação e da saúde desenvolvem a prática educativa para a promoção da educação sexual de adolescentes na perspectiva do Programa Saúde na Escola; analisar a distribuição das escolas municipais de Ensino Fundamental 2 conforme a área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde com a Estratégia de Saúde da Família; investigar a implantação do Programa Saúde na Escola no município de Juiz de Fora; conhecer o diálogo existente entre as Escolas de Ensino Fundamental 2 e as Unidades Básicas de Saúde no desenvolvimento das práticas educativas. Metodologia: foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de dados secundários e entrevistas semiestruturadas com os gestores municipais da saúde e da educação, com enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família e com professores do ensino fundamental ¿ séries finais (6º ao 9º ano) de escolas localizadas no território de abrangência de Unidades Básicas de Saúde. Os dados foram analisados conforme o método de análise de conteúdo. Resultados: identificou-se uma descontinuidade no desenvolvimento das práticas educativas dos profissionais da educação e da saúde para a promoção da educação sexual e reprodutiva de adolescentes. O Programa de Saúde na Escola encontra-se em fase inicial de implantação no município e com isso as práticas educativas de enfermeiros e professores com os adolescentes ocorrem de modo assistemático e em momentos pontuais. A formação destes emergiu como um componente relevante para a implementação de ações educativas sobre a sexualidade com os adolescentes. Os profissionais desenvolvem estratégias para a abordagem ao tema, que têm por base as relações entre eles e os adolescentes. Estes definem como dificuldades para a abordagem do tema a resistência de pais, a falta de habilidade com a comunicação e interação com os adolescentes e, como facilidade, destacam a educação continuada e permanente no serviço. Considerações Finais: os resultados contribuem para ampliar as discussões sobre a integração entre os profissionais da saúde e da educação na abordagem à sexualidade dos adolescentes e subsidiar a criação de fóruns sobre educação sexual entre os atores envolvidos, tais como gestores, educadores e profissionais de saúde para que, desta forma, possam pensar, discutir e incrementar a abordagem deste tema no contexto educacional e de saúde do município

Abstract: Sexual educationis a cross theme in Brazilian basic education policies' context, which interfaces with the health promotion policy. The integration possibilities announced by the policies in the field of the practices of teachers and health professionals have instigated researches with different methodological approaches. This research took as a research question the practices carried out by education and health professionals to promote sexual and reproductive education among adolescents in school. Objectives: to evaluate how education and health professionals develop the promotion of adolescent sexual and reproductive education; to investigate the communication process bet we enelementary schools and Primary Health Care Units; to mapthe educational practices of healt hand education professionals and to analyze how the Health in School Program's implementation non this subjectoc curs in urban schools of a medium size city of the Zona da Mata Mineira. Methodology: A qualitative and evaluative research was carried out using secondary data andsemi-structured interviews with the municipal healt hand education managers, with nurses from the Family Health Strategy and with elementary school teachers (6th to 9th grade) of school slocated in the territory covered by Basic Health Units. Data we reanalyze dusing the Content Analysis method. Results: A discontinuity was identified in the educational practices development of healt hand education professional for sexual and reproductive education promotion of adolescents. The School Health Program is in the implementation initialphase in the city and with this the educational practices of nurces and teacher swith adolescents occurs in an unsystematic way and at specific moments. The irformation emerged as a relevant component of sexuality educational actions implementation with adolescents. Professionals develop strategies to approach the theme, which is based on relationships between the mand with adolescents. They define how approach the me difficulties, parents resistence, the lack of ability with communication and interaction with adolescents and, how facilities, high light the continuing and permanent education in the service. Conclusion: The results contribute to broadening discussion son the integration of healt hand education professionals in the approach to adolescent sexuality, and to support the creation of forums among the actor sinvolved in sex education (managers, educators, health professionals) so that hink, discussandin crease the approach of this theme in the educational and health context of the municipality
Subject: Adolescência
Sexualidade
Educação sexual
Políticas públicas
Promoção da saúde
Enfermagem
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SALVADOR, Marli. Programa saúde na escola: saberes e diálogos na promoção da educação sexual de adolescentes. 2018. 1 recurso online (153 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/335618. Acesso em: 4 dez. 2019.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FENF - Tese e Dissertação

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