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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Pedro Wagner Gonçalvespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociênciaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online (188 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleConcepções dos professores de química da Diretoria de Ensino da Região de Ribeirão Preto/SP sobre os ciclos biogeoquímicospt_BR
dc.title.alternativeThe teachers' ideas of Ribeirão Preto, São Paulo State, on biogeochemical cycles of naturept_BR
dc.contributor.authorSouza, Ana Rosa Jorge de, 1974-pt_BR
dc.contributor.advisorGonçalves, Pedro Wagner, 1958-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociênciaspt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terrapt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeociências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subject.otherlanguageChemistry - Study and teachingen
dc.subject.otherlanguageEarth sciences - Chemistry - Study and teachingen
dc.subject.otherlanguageQualitative researchen
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa busca investigar as concepções dos professores de Química que atuam na Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto/SP, sobre o ensino de conteúdos químicos, de temas relacionados à natureza e aos ciclos biogeoquímicos durante a educação básica. Acreditamos que o ensino de Química deve estar atrelado a temas atuais e contextualizados e, ao tratar o estudo dos materiais, deve-se promover atividades que relacionem a extração de materiais da natureza pelo homem aos processos industriais de produção de compostos diversos, contemplando uma visão sistêmica dos fenômenos da natureza, aprimorando conhecimentos científicos e pedagógicos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. E a investigação será realizada por meio de análises de questionários e entrevistas realizadas com os professores, onde buscaremos entender, por meio da análise dos relatos dos professores, como eles selecionam os conteúdos e fazem os recortes sobre o currículo oficial e em processo, bem como abordam os temas relacionados à natureza, durante o desenvolvimento de suas aulas e de atividades com os estudantes. Será que os professores realizam atividades práticas no ensino de Química? Quais seriam os principais fatores para a realização ou não de atividades que contemplem a observação do meio? Que atividades para o ensino de Química os professores julgam ser mais significativas, atualmente? Enfim, indagações que nos auxiliarão a entender como se dá o ensino de Química na região de Ribeirão Preto/SP e as concepções de ensino dos professores sobre conteúdos químicos diversos. Entendemos que tal investigação nos levará a perceber quais estratégias de ensino são utilizadas pelos professores, quais são as dificuldades apontadas pelos professores para a realização de atividades práticas, que indícios de contextualização dos conteúdos e de interdisciplinaridade observamos nos seus relatos e como são as concepções destes professores sobre os fenômenos (naturais e provocados). E entendemos que ao divulgarmos nossa pesquisa poderemos auxiliar professores e outros profissionais ligados à área educacional a conhecer novas concepções de ensino e a aprimorar suas práticas pedagógicas, tornando o processo educativo significativopt
dc.description.abstractAbstract: This research examines the perceptions of Chemistry teachers who work in the Ribeirão Preto Teaching Board, covering the teaching of chemical contents, topics related to nature, and biogeochemical cycles from elementary school through high school education. The teaching of chemistry as a school subject should be linked to current and contextualized topics. In dealing with the study of matter, one must promote activities that relate to the extraction of matter from nature by humans and the industrial processes of different compounds, all the while contemplating a systemic vision of nature¿s phenomena, enhancing scientific and pedagogical knowledge. This is a qualitative research. The research will be carried out through analysis of questionnaires and interviews with teachers. Data will be analyzed from the teachers' reports on how the contents are selected or cutfrom the school curriculum. Also, how the teachers deal with subjects related to nature during their classes and what activities are used with students. During their chemistry classes, the research investigates the teachers' basic understanding of science, nature, and knowledge about the process of teaching matter cycles. Do teachers perform practical activities in class? What are the main factors for the accomplishment or avoidance of activities that contemplate on-site observation? What activities do teachers think are most important to teach chemistry in present days? These questions will helpunderstand how chemistry is taught in the region of Ribeirão Preto / SP, and the conceptions of teachers on various contents of chemistry. This research will clarify what strategies are used by the teachers, what difficulties were pointed for the accomplishment of diversified activities, is there evidence of contextualization of the contents and of interdisciplinarity observed in their reports, and what are thoughts of these teachers about the phenomena (natural and provoked). This compiled knowledge will give us insight of how the subject chemistry is taught in the Regional Educational Board of Ribeirão Preto. Publishing this research will help teachers and other professionals connected to education to become aware of new teaching concepts and improve their pedagogical practices, cultivating a meaningful educational processen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Rosa Jorge de. Concepções dos professores de química da Diretoria de Ensino da Região de Ribeirão Preto/SP sobre os ciclos biogeoquímicos. 2019. 1 recurso online (188 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEnsino e Historia de Ciencias da Terrapt_BR
dc.description.degreenameDoutora em Ciênciaspt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFernandes, Alexandre Martinspt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMatos, Kedima Ferreira de Oliveirapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBasilici, Giorgiopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFernandes, Maria Cristina da Silveira Galanpt_BR
dc.date.defense2019-08-30T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2019-11-22T13:55:11Z-
dc.date.accessioned2019-11-22T13:55:11Z-
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dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/335508-
dc.description.sponsorCAPESpt_BR
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