Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/335496
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Estratégias pedagógicas para o ensino de biologia : os desafios do ensino da genética mendeliana no ensino médio = Strategies for teaching biology: the challenges of teaching mendelian genetics in high school
Title Alternative: Strategies for teaching biology : the challenges of teaching mendelian genetics in high school
Author: Sette, Vanessa Toledo, 1980-
Advisor: Solferini, Vera Nisaka, 1957-
Abstract: Resumo: O ensino de biologia, especialmente nos anos que englobam o ensino médio, apresenta uma tendência conteudista onde a abordagem segue uma prática descritiva com pouca ou nenhuma alteração em suas formas de apresentação. Diante da problemática que envolve a prática para o ensino de biologia, de modo particular o ensino de genética mendeliana, se faz necessário retomar, de forma compreensiva, a abordagem amplamente utilizada em materiais didáticos tradicionais. Para isso, avaliamos sete coleções de livros didáticos utilizados como material de apoio a aprendizagem no ensino médio, além do caderno do aluno, material distribuído pelo Estado de São Paulo como recurso pedagógico. As avaliações contaram com a análise de conteúdo das obras, bem como a sequência didática em que o conteúdo de genética mendeliana é abordado, proporcionando assim, um panorama geral sobre como a genética clássica é apresentada e problematizada durante o ensino médio nas escolas estaduais do estado de São Paulo. Os resultados obtidos demonstram que as obras apresentam características próprias e as diferenças observadas indicam uma tendência pedagógica ou preferência que se relaciona com a importância do assunto para cada um dos autores. Embora os resultados apontem para uma melhora no desempenho, demonstrando que os alunos compreendem os preceitos básicos relativos à genética, a dificuldade para aplica-los em situações reais ou que envolvam mais de um alelo persiste. A visão conteudista ofertada aos educandos por meio dos recursos didáticos disponíveis compromete o processo ensino-aprendizagem apontando para a necessidade de se repensar o ensino de genética no ensino médio. Dessa forma, o produto deste trabalho mensura a qualidade das obras investigadas, com potencial para ser utilizado como guia por diversos profissionais da educação, auxiliando no desenvolvimento de estratégias educacionais e na escolha do recurso didático mais adequado à realidade escolar

Abstract: Teaching biology throughout secondary school years has presented a content focused tendency where the approach follows a descriptive practice which has little or no change in the presentation forms. When facing the challenges involving teaching biology, in particular the teaching of Mendelian genetics, it becomes a must to go back to the widely used approach used in the traditional materials in a more comprehensive way. To make that possible, seven collections of didactic books used in secondary schools were assessed in addition to the student¿s book distributed by the state of São Paulo as a pedagogical source. The assessment took into account the content; the didactic sequence in which the content of Mendelian genetics is approached in each analyzed material, thus providing an overview of how classical genetics is presented and problematized during high school in the state public schools in São Paulo State. The gathered results show that the works have their own characteristics and the observed differences indicate a pedagogical tendency or preference that are directly related to the importance about the subject for each author. The results show that although students understand the basic precepts essential to the subject, there is great difficulty in applying them in real situations or situations involving more than one allele. The content-based view offered to students through the available didactic resources compromises the teaching and learning process and points to the need of rethinking the teaching of genetics in high school. Therefore, the product of this study measures the inquired works quality with the potential to be used as a guide by several educators in order to assist in the development of educational strategies as well as in choosing the educational resources which best suits the school reality
Subject: Genética
Mendel, Lei de
Hereditariedade
Biologia (Ensino médio)
Currículos - Planejamento
Livros didáticos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SETTE, Vanessa Toledo. Estratégias pedagógicas para o ensino de biologia: os desafios do ensino da genética mendeliana no ensino médio = Strategies for teaching biology: the challenges of teaching mendelian genetics in high school. 2019. 1 recurso online (58 p.). Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IB - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Sette_VanessaToledo_M.pdf803.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.