Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/335148
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Cassiano Sydow Quilicipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artespt_BR
dc.format.extent1 recurso online (242 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleAnatomia imaginada : imaginação na construção do corpo nas artes da cenapt_BR
dc.title.alternativeImagined anatomy : imagination in body's creation within the performing artspt_BR
dc.contributor.authorDalgalarrondo, Luísa Jacques de Moraes, 1990-pt_BR
dc.contributor.advisorQuilici, Cassiano Sydow, 1959-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Artespt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Artes da Cenapt_BR
dc.subjectAnatomia artisticapt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectImagem corporal na artept_BR
dc.subjectCorpo como suporte da artept_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subject.otherlanguageArtistic anatomyen
dc.subject.otherlanguageImaginationen
dc.subject.otherlanguageBody image in arten
dc.subject.otherlanguageBody arten
dc.subject.otherlanguagePerceptionen
dc.description.abstractResumo: Esta tese explora de que maneiras a imaginação pode ser utilizada como recurso de criação corporal dentro das artes da cena. Primeiramente, são levantados diferentes entendimentos de imaginação, de modo a delinear como essa ação se relaciona com o corpo, investigar a possibilidade de vincular a imaginação à percepção, e abordá-la como uma ação passível de ser praticada, aprofundada e redescoberta. Em seguida, são exploradas duas formas possíveis de se utilizar a imaginação nas artes cênicas: na construção de um contexto, a partir do trabalho de Konstantin Stanislavski, e na construção de um corpo, a partir de indicações de Antonin Artaud. Baseado no entendimento de que a nossa relação com o corpo é sempre mediada pela imaginação em alguma medida, analisa-se como o imaginário do corpo o aproximou da máquina no contexto do estabelecimento do capitalismo e quais são as implicações desse imaginário na relação do ser humano com o corpo. Possibilidades de imaginários alternativos do corpo são apresentadas, assim como contextos em que a imaginação exerce uma ação significativa sobre os corpos. Finalmente, é apresentado um "Caderno de Exercícios", no qual são descritos exercícios que propõem o uso da imaginação em relação ao corpo, além de uma reflexão sobre essa práticapt
dc.description.abstractAbstract: This thesis explores the manners in which the imagination can be used as a means of creating a body within the Performing Arts. First, some existing understandings of imagination are discussed, in order to delineate how a praxis of imagination relates to the body, connecting it to perception and considering it as an action that can be practiced, detailed and rediscovered. Following this, two means of using imagination in the Performing Arts are explored: to create a context, from Konstantin Stanislavski¿s work; and to create a body, a possibility which grows out of Antonin Artaud¿s work. From the understanding that imagination always mediates to some extent our relation with the body, this thesis analyses how the body¿s imaginary became closer to the idea of a machine, in the context of the development of capitalism, and the implications of this imaginary in how the self¿s relation with the body is established. Some possibilities of alternative imaginaries of the body are presented, along with contexts in which the imagination exerts a significant effect on the body. Finally, an "Exercise Notebook" is presented, in which exercises relating imagination to body creation are presented, along with a reflection on this praxisen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationDALGALARRONDO, Luísa Jacques de Moraes. Anatomia imaginada: imaginação na construção do corpo nas artes da cena. 2019. 1 recurso online (242 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineTeatro, Dança e Performancept_BR
dc.description.degreenameDoutora em Artes da Cenapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAlmeida, Veronica Fabrini Machado dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameOkamoto, Eduardopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMachado, Vinicius Torrespt_BR
dc.contributor.committeepersonalnamePlá, Daniel Reispt_BR
dc.date.defense2019-07-24T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2019-10-03T19:24:56Z-
dc.date.accessioned2019-10-03T19:24:56Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-03T19:24:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dalgalarrondo_LuisaJacquesDeMoraes_D.pdf: 6951895 bytes, checksum: 06cd329e1987c8c95d82e9b1021af099 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/335148-
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dalgalarrondo_LuisaJacquesDeMoraes_D.pdf6.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.