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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Afetividade e ensino de língua inglesa : um olhar para as práticas pedagógicas
Title Alternative: Affect and English language teaching : a look at pedagogical practices
Author: Orlando, Isabela Ramalho, 1994-
Advisor: Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa teve como objetivos identificar e analisar práticas pedagógicas de um professor que possam ter contribuído para a aproximação dos estudantes com a língua inglesa, considerando-se que este movimento engloba, simultaneamente, conteúdos afetivos e cognitivos. A pesquisa fundamenta-se em teorias da área da Psicologia, principalmente nas ideias de Vigotski (2007, 2009) e de Wallon (1979,1995). Assume-se que o processo de apropriação do conhecimento pelo estudante envolve não somente aspectos cognitivos, mas também afetivos, sendo estas dimensões indissociáveis. Este processo, em sala de aula, é mediado, principalmente, pelo professor e a qualidade da mediação tem implicações nas relações que se estabelecem entre sujeito e objeto de conhecimento. A pesquisa, de caráter qualitativo com características etnográficas, foi realizada em um centro de línguas de uma universidade pública. A coleta de dados foi realizada por meio de sessões de observação e videogravação das aulas, acompanhadas de minientrevistas com os alunos e de anotações em diário de campo. Além disso, foi realizada uma entrevista com a professora, a fim de conhecer sua trajetória acadêmica e profissional e suas concepções acerca da educação. A análise de dados agrupou as diferentes atividades de ensino propostas pela professora. Desta forma, os resultados descrevem, em detalhes, estas atividades de ensino, relatando como elas eram conduzidas pela professora, bem como as formas de participação dos estudantes. Além disto, são apresentadas as percepções dos estudantes sobre as atividades, obtidas por meio das minientrevistas. Os resultados indicam a ampla variedade de atividades propostas pela professora como traço marcante de sua prática pedagógica, sendo que esta característica possibilitou que os estudantes, mesmo que tivessem diferentes necessidades e expectativas, se engajassem com o curso. A discussão dos resultados aponta também as implicações das relações que constituem a sala de aula: professora-estudantes; estudantes-estudantes; professora-língua inglesa. Tais relações determinam a qualidade das relações que os estudantes estabelecerão com o objeto de conhecimento, no caso, a língua inglesa. Tomando-se a mediação como pressuposto teórico, a pesquisa dá indícios sobre como a relação sujeito-objeto é mediada, indicando a diversidade dessas formas de mediação na sala de aula observada, reafirmando-se a importância deste processo para construção das relações entre sujeito e objeto-as quais envolvem afeto e cognição simultaneamente

Abstract: The aim of this research was to identify and analyze a teacher¿s pedagogical practices that may have contributed to the approach between the students and the English language, considering that this movement encompasses both affective and cognitive contents. The research is based on Psychology theories, mainly in the ideas of Vigotski (2007, 2009) and Wallon (1979, 1995). It is assumed that the process of knowledge appropriation by the student involves not only cognitive but also affective aspects, and these dimensions are inseparable. This process, in the classroom, is mediated by the teacher and the quality of the mediation has implications in the relations that are established between subject and object of knowledge. This qualitative and ethnographic research was carried out in a language center of a public university. Data collection was performed through observation sessions and video recording of the classes, accompanied by mini-intewviews with the students and notes in the field diary. In addition, an interview was conducted with the teacher in order to know her academic and professional trajectory and her conceptions about education. The data analysis grouped the different teaching activities proposed by the teacher. Thus, the results describe, in details, these teaching activities, reporting how they were conducted by the teacher, as well as the way students participated on them. In addition, the students' perceptions about the activities, which were obtained through the mini-interviews, are presented. The results indicate the wide variety of activities proposed by the teacher as a striking feature of her pedagogical practice, and this characteristic enabled students, even if they had different needs and expectations, to engage with the course. The results discussion also points out the implications of the relationships that constitute the classroom - teacher / students; among students; teacher / teaching; teacher / English language - in the relations that students will establish with the object of knowledge, in this case, the English language. Taking the mediation as a theoretical assumption, the research gives some indications of how the subject-object relationship is mediated, pointing out the diversity of forms of mediation in the observed classroom and reaffirming the importance of this process to the construction of relations between subject and object, which comprehend both affection and cognition
Subject: Afetividade
Mediação
Lingua inglesa - Ensino
Língua inglesa - Estudo e ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: ORLANDO, Isabela Ramalho. Afetividade e ensino de língua inglesa: um olhar para as práticas pedagógicas. 2019. 1 recurso online (381 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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