Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334340
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Interações da criança pequena na educação inclusiva : contribuições para a educação de surdos
Title Alternative: Interactions of the little child in inclusive education : contributions to the education of deaf
Author: Alves, Raquel Domingos, 1977-
Advisor: Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro, 1966-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar a produção de saberes da criança surda pequena em distintos contextos de inclusão através de suas interações. Para tanto, foi realizada pesquisa de cunho qualitativo, com observação das interações em salas de educação infantil que continham uma ou mais crianças surdas. A análise de dados ocorreu à luz da psicologia histórico-cultural e de autores do campo dos estudos surdos. Verificou-se uma divergência entre os pressupostos legais da educação inclusiva e a realidade vivenciada pelas crianças surdas na escola regular. Nos casos em que uma única criança surda era incluída em sala de ouvintes, observou-se o seu isolamento social e prejuízo em suas experiências de aprendizagem. Nos casos em que havia mais de uma criança surda na sala de aula, ocorria interação no grupo de pares, propiciando reais experiências de aprendizagem. A presença do professor bilíngue ¿ tanto ouvinte, quanto surdo ¿ também foi observada como fundamental para que tais experiências de aprendizagem fossem possíveis. Portanto, verificou-se que não basta matricular, é preciso garantir os grupos de pares surdos, para que haja efetivo processo de interação e aprendizagem, bem como a construção da identidade e subjetividade

Abstract: The present research had as objective to analyze the production of knowledge of the small deaf child in different contexts of inclusion through their interactions. For that, a qualitative research was carried out, observing the interactions in kindergartens that contained one or more deaf children. Data analysis took place in the light of historical-cultural psychology and authors in the field of deaf studies. There was a divergence between the legal assumptions of inclusive education and the reality experienced by deaf children in regular school. In cases where a single deaf child was included in the listening room, their social isolation and impairment in their learning experiences were observed. In cases where there was more than one deaf child in the classroom, there was interaction in the peer group, providing real learning experiences. The presence of the bilingual teacher - both listener and deaf - was also seen as central to such learning experiences. Therefore, it was verified that it is not enough to enroll, it is necessary to guarantee groups of deaf couples, so that there is an effective process of interaction and learning, as well as the construction of identity and subjectivity
Subject: Surdos - Educação
Inclusão
Bilinguismo
Identidade surda
Literatura
Afetividade
Letramento
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: ALVES, Raquel Domingos. Interações da criança pequena na educação inclusiva: contribuições para a educação de surdos. 2019. 1 recurso online (220 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Alves_RaquelDomingos_M.pdf2.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.