Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334334
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: História das ciências para os anos iniciais do ensino fundamental : aportes para o desenvolvimento profissional de professores
Title Alternative: History of science for the elementary school : contributions to teachers professional development
Author: Vissicaro, Suseli de Paula, 1975-
Advisor: Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça, 1959-
Abstract: Resumo: A ciência desempenha um papel importante na formação crítica do cidadão, e deve ser trabalhada desde os anos iniciais da escolaridade. No entanto, a formação generalista do pedagogo apresenta-se muitas vezes como um entrave para o desenvolvimento de conteúdos das ciências para além da mera reprodução do livro didático, sendo fundamental não apenas investir na formação de continuada para auxiliá-lo como também favorecer a criação de comunidades de prática e investigação (CoP) em parceria com a Universidade. Neste contexto, a perspectiva teórica adotada situou a trajetória do Ensino de Ciências e a sua importância para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, indicando as necessidades formativas do professor do referido ensino e nível de escolaridade. A partir das discussões acerca das contribuições da História da Ciência na Educação Científica dos estudantes, a presente tese investiga as possibilidades e dificuldades do professor polivalente do Ensino Fundamental construir propostas didáticas que utilizem a História das Ciências visando à formação crítica do cidadão, a partir da participação em uma CoP. São objetivos deste estudo: Estimular a utilização da História das Ciências no Ensino, por meio da formação dos professores que deverão trazer para a sala de aula os conteúdos em linguagem acessível aos alunos; Oportunizar, no grupo formativo, a construção coletiva de propostas didáticas para uso nas aulas dos anos iniciais, tomando-se por referência o planejamento das escolas; Investigar possibilidades de utilização da HC no ensino, dificuldades e facilidades a partir do desenvolvimento de propostas didáticas por parte dos professores membros ou participantes da "proto" comunidade de prática. Acompanhar a aplicabilidade das propostas construídas pelos professores através dos relatos, filmagens e apresentações dos mesmos, tendo como foco os processos de aprendizagens advindos da mesma. Acreditamos que o investimento na formação continuada deste professor, construída na parceria entre Universidade e Escola Pública, possibilite-lhe refletir sobre sua prática com vista a transformá-la. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram constituídos dois grupos formativos, a partir da oferta de um curso de formação continuada, compostos por professores polivalentes do Ensino Fundamental. Analisamos a importância da formação para a mudança na prática bem como as dificuldades e facilidades encontradas pelos professores. Os dados coletados foram analisados qualitativamente e de forma interpretativa, possibilitando delimitar este projeto como uma pesquisa qualitativa. Como desdobramento desta formação continuada, está a criação e alimentação de um repositório de propostas didáticas para o ensino de ciências. Esperamos contribuir para as discussões acerca da utilização da História das Ciências desde os anos iniciais do ensino fundamental e para a socialização e divulgação de propostas voltadas para este nível de ensino

Abstract: Science plays an important role in the critical formation of the citizen and must be worked out from the earliest years of schooling. However, the general education of the pedagogue is often an obstacle to the development of the contents of the sciences beyond the mere reproduction of the didactic book, being fundamental not only to invest in the formation of continued to assist but also to favor the creation of communities of practice and research (CoP) in partnership with the University. In this context, the theoretical perspective adopted placed the trajectory of Science Teaching and its importance for students in the initial years of Elementary Education, indicating the teacher's educational needs and level of education. From the discussions about the contributions of the History of Science in the Scientific Education of the students, this thesis investigates the possibilities and difficulties of the polyvalent teacher of Basic Education to construct didactic proposals that use the History of Sciences aiming at the critical formation of the citizen, from the participation in a CoP. The objectives of this study are: To stimulate the use of History of Science in Teaching, through the training of teachers who should bring to the classroom the contents in language accessible to students; To opportunize, in the formative group, the collective construction of didactic proposals for use in the classes of the initial years, taking as a reference to the planning of the schools; To investigate possibilities of use of HC in teaching, difficulties and facilities from the development of didactic proposals by the teachers members or participants in the "proto" community of practice. To follow the applicability of the proposals built by the teachers through the reports, filming, and presentations of the same, focusing on the learning processes arising from it. We believe that the investment in this teacher's continuing education, built in the partnership between University and Public School, allows him to reflect on his practice with a view to transforming it. For the development of the research, two formative groups were constituted, from the offer of a course of continuous formation, composed by multipurpose teachers of Elementary School. We analyzed the importance of training for change in practice as well as the difficulties and facilities found by teachers. The collected data were qualitatively and interpretively analyzed, making it possible to delimit this project as qualitative research. As a result of this continuous formation, there is the creation and feeding of a repository of didactic proposals for the teaching of sciences. We hope to contribute to the discussions about the use of History of Science from the earliest years of elementary school and to the socialization and dissemination of proposals aimed at this level of education
Subject: História da ciência
Ensino fundamental
Ensino da escola primária
Formação de professores
Comunidades de prática
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: VISSICARO, Suseli de Paula. História das ciências para os anos iniciais do ensino fundamental: aportes para o desenvolvimento profissional de professores. 2019. 1 recurso online ( p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Vissicaro_SuseliDePaula_D.pdf7.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.