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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Memória de trabalho, estágio de desenvolvimento intelectual e desempenho de alunos de 5º ano na prova Brasil
Title Alternative: Working memory, stage of intellectual development and performance of 5º year students on prova Brasil
Author: Cesar, Janete Schmidt de Camargo, 1963-
Advisor: Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo investigar, de forma qualitativa e quantitativa se a memória de trabalho e a inteligência estão relacionadas ao desempenho das crianças de 5º ano do Ensino Fundamental na Prova Brasil. Nosso referencial teórico se encontra alicerçado na Epistemologia Genética, no Construtivismo e nos estudos das Neurociências. O estudo foi realizado com 23 alunos entre 10 e 12 anos, regularmente matriculados no 5º ano de uma escola pertencente a uma rede municipal de ensino do interior do estado de São Paulo. Para a avaliação da memória e da inteligência foi utilizado o Método Clínico Crítico desenvolvido por Jean Piaget, cujas características permitem diagnosticar o estágio de evolução de determinados conceitos. Os instrumentos utilizados foram os seguintes: para verificar o estágio de desenvolvimento das estruturas operatórias da inteligência utilizamos as Provas PIagetianas A Ata da Defesa assinada pelos membros da Comissão Examinadora, consta no processo de vida acadêmica do aluno. das "Relações entre Superfícies e Perímetros" e "A Formação de Correlatos"; a memória de trabalho foi avaliada por meio do jogo "Torre de Hánoi; o desempenho na Prova Brasil foi averiguado através da aplicação de um simulado fornecido pelo Ministério da Educação e Cultura ¿ MEC. Após a primeira fase de coleta de dados os participantes foram divididos em dois grupos: Grupo Jogo e Grupo Controle. Com o Grupo Jogo foram realizadas 6 (seis) sessões de intervenção com os jogos Taças Russas e Quarto. Em seguida prosseguimos com a reaplicação do Simulado da Prova Brasil e com a reavaliação da memória de trabalho. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente por meio dos seguintes instrumentos: a comparação do desempenho do Grupo Controle e do Grupo Jogo foi realizada por meio do teste t de Student para amostras independentes; as relações entre inteligência e desempenho no simulado da Prova Brasil foram analisadas por meio da Correlação linear de Pearson; o coeficiente de correlação de Spearman foi utilizado a fim de avaliar possíveis relações entre o desempenho da memória de trabalho medida pelo jogo Torre de Hanói e desempenho na Prova Brasil. Por se tratar de uma pesquisa também qualitativa, os resultados encontrados foram analisados e discutidos a luz da teoria construtivista e das contribuições das neurociências, tendo como referência a metodologia de estudo de caso. Os resultados encontrados apontaram para uma correlação linear positiva entre a Inteligência analisada pelas Provas Piagetianas e o desempenho no Simulado da Prova Brasil e não foram conclusivas para as relações entre inteligência e desempenho da memória de trabalho, e memória de trabalho e desempenho na Prova Brasil, fato que atribuímos à possíveis dificuldades dos sujeitos frente a tarefa. No entanto, no pós teste, após a intervenção com jogos, foi possível perceber uma melhora no processo de tomada de consciência que tem relação com a memória de trabalho. Os resultados positivos encontrados trouxeram à luz a necessidade de se considerar o processo de construção das estruturas da inteligência das crianças se quisermos mudar o panorama da educação brasileira, inclusive no que tange à formação dos professores

Abstract: This research intends to investigate, in a qualitative and quantitative way, whether the working memory and the intelligence are related to the performance of children of the 5th year of elementary school on the Prova Brasil. Our theoretical framework is based on Genetic Epistemology, Constructivism and Neuroscience studies. The study was carried out with 23 students between the ages of10 and 12 years old regularly enrolled in the 5th year of a public school on the inland of the state of São Paulo. For the evaluation of memory and intelligence it was used the Critical Clinical Method ¿ created by Jean Piaget, whose characteristics allow to diagnose the levels of evolution of certain concepts. The instruments used were the following: to verify the stage of development of the operative structures of intelligence we used the Piagetian Proofs of "Relations between Surfaces and Perimeters" and "The Formation of Correlates". The working memory was evaluated with the help of "Torre de Hánoi" and the performance in Prova Brasil was verified through the application of a simulation provided by the Ministry of Education and Culture (Ministério de Educação e Cultura ¿ MEC). After the first phase of data collection the participants were divided in two groups: The Game Group and the Control Group. With the Game Group, there were 6 (six) intervention sessions with the Taças Russas and Quarto. Then, we proceeded with the reapplication of the Simulation of the Prova Brasil and with the re-evaluation of the working memory. The data obtained was statistically analyzed by means of the following instruments: the comparison of the performance of the groups was analized by means of the Student T test for independent samples; the relations between intelligence and performance in the Prova Brasil simulation were analyzed through Pearson's linear correlation; Spearman's correlation coefficient was used in order to evaluate possible relationships between work memory performance measured by the Torre de Hanói game and the performance in the Prova Brasil. Because it is a qualitative research, the results found were analyzed and discussed in the light of the Piagetian constructivist theory and the contributions of the neurosciences, with references to the case study methodology. The results pointed to a positive linear correlation between the Intelligence, analyzed by the Piagetian Tests and their performance at the Prova Brasil simulation, and were not conclusive for the relations between intelligence and performance of the working memory, and working memory and the performance in the Prova Brasil, fact that we attributed to the possible difficulties faced by the subjects while taking the task. Therefore, the Torre de Hanói game deserves more investigation. However, after the test, it was possible to notice an advance in the process of awareness that is related to the working memory. The positive results found in the analysis of the correlation between cognitive development and performance in the Prova Brasil brought to light the need to consider the process of building children's intelligence if we want to change the Brazilian education landscape, as well as regarding teacher training
Subject: Trabalho
Memória
Epistemologia genetica
Desenvolvimento intelectual
Desempenho escolar
Prova Brasil
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: CESAR, Janete Schmidt de Camargo. Memória de trabalho, estágio de desenvolvimento intelectual e desempenho de alunos de 5º ano na prova Brasil. 2018. 1 recurso online (214 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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