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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: O ensino de literatura e a formacão de leitores : práticas didáctico-pedagógicas nas aulas de português em Moçambique  
Title Alternative: The teaching of literature and the formation of readers : didactic-pedagogical practice in portuguese lessons in Mozambique  
Author: Fumo, Óscar Alexandre, 1987
Advisor: Neves, Cynthia Agra de Brito, 1972-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa investiga as práticas de ensino de literatura no Ensino Secundário Geral em Moçambique. Partindo da constatação de que os principais documentos orientadores de ensino (Plano Curricular do Ensino Secundário Geral e programas da disciplina de Português) não explicitam os parâmetros para o ensino de literatura, a pesquisa procura compreender que práticas didáctico-pedagógicas os professores desenvolvem com conteúdos de literatura na sala de aula (objectivos e encaminhamentos metodológicos) e de que modo as articulam com o objectivo do Sistema Nacional de Educação de formar para o exercício da cidadania. A pesquisa situa-se no âmbito da Linguística Aplicada e reconhece a literatura como objecto de linguagem, assumindo que o seu ensino deve se orientar para o desenvolvimento de competências de leitura, condição fundamental para a cidadania. A abordagem tem respaldo teórico em estudos do âmbito da leitura literária (CANDIDO, 2012; TODOROV, 2009; COMPAGNON, 2009; JOUVE, 2012) e ensino de literatura (AGUIAR e BORDINI, 1993; ROUXEL, 2013; ZILBERMAN, 2016). Quanto à metodologia, a pesquisa segue a orientação do paradigma qualitativo, interpretativista, numa perspectiva etnográfica (ANDRÉ, 2012; ERICKSON, 1984). O trabalho de campo realizou-se em duas escolas da cidade de Maputo e distrito de Marracuene e envolveu quatro professores de português, dois de cada escola. Na geração de dados, combinou-se três procedimentos, nomeadamente a observação de um total de 6 aulas de 90 minutos; entrevistas semi-estruturadas com os quatro participantes; e análise dos documentos orientadores e livros didácticos. Os resultados indicam que as práticas de ensino de literatura dos participantes da pesquisa baseiam-se grandemente nos enunciados dos programas de ensino e nas sequências didácticas propostas nos livros didácticos, mesmo que os professores reconheçam as limitações teóricas e metodológicas desses documentos, que os consideram não terem como pressuposto as necessidades de aprendizagem dos alunos; os professores atribuem ao ensino de literatura as finalidades de (i) fazer os alunos conhecerem a cultura e a realidade da sociedade moçambicana; (i) treinar aspectos gramaticais e (iii) desenvolver o gosto pela leitura. A primeira orientação é a mais dominante e a que se pode confirmar nas práticas de ensino observadas; quanto às práticas de leitura de e com os textos literários, conclui-se que, apesar de o texto literário ter uma presença regular nas aulas, apenas serve para exemplificar géneros literários e responder a questionários; não se realizam actividades que envolvam o treino de protocolos, estratégias e operações de leitura visando que o aluno se torne um sujeito leitor capaz, como sugere Rojo (2000), de ler para além do literal dos textos, interpretá-los, fazê-los dialogar com outros textos e discursos, de maneira situada na realidade social, discutir com eles, replicando-os e avaliando posições e ideologias que constituem os seus sentidos

Abstract: The purpose of this research is to investigate literature teaching practices in General Secondary Education in Mozambique. Based on the fact that the main teaching guidance documents (Curricular Plan for General Secondary Education and Portuguese language programs) do not state clearly the parameters for teaching literature, the research seeks to understand what didactic-pedagogical practices teachers carry out with contents of literature in the classroom (objectives and methodological procedures) and how they articulate them with the objective of the National Education System to train for the exercise of citizenship. The research is developed in the scope of Applied Linguistics and views literature as an object of language, taking into account that its teaching has to be aimed to develop reading skills, a condition which is fundamental for citizenship. The approach is based on theories in studies on literary reading (CANDIDO, 2012, TODOROV, 2009, COMPAGNON, 2009, JOUVE, 2012) and literature teaching (AGUIAR and BORDINI, 1993, ROUXEL, 2013 and ZILBERMAN, 2016). With regard to the methodology, the research is developed under qualitative and interpretative paradigm, from an ethnographic perspective (ANDRÉ, 2012; ERICKSON, 1984). Fieldwork was conducted in two schools in Maputo city and district of Marracuene and four Portuguese teachers took part, two from each school. In terms of data generation, three procedures were combined, namely the observation of a total of 6 classes with a duration of 90 minutes; semi-structured interviews with the four participants; and analysis of guidance documents and textbooks. The results show that the literature teaching practices of the participants that were involved in the research are mostly based on the teaching programs and on the methodological procedures proposed in the textbooks, even though teachers are aware of the theoretical and methodological limitations of these documents, which are considered not to meet the students' learning needs; the teachers state that the purposes of teaching literature are (i) making the students well aware of the culture and reality of Mozambican society; (ii) teach grammatical aspects and (iii) develop a taste for reading. The first orientation is the most dominant and one that can be confirmed in the observed teaching practices; with respect to the reading practices of and with the literary texts, it is concluded that, although the literary text is used regularly in classes, it only serves to illustrate literary genres and to answer questionnaires; there are no activities that involve the training of protocols, strategies and reading operations to make the student become a capable reader, as Rojo (2000) suggests, to read beyond the literal of the texts, to interpret them, make them talk with other texts and discourses, in a way situated in social reality, have a discussion with them, replicate them and evaluate positions and ideologies that form their senses
Subject: Literatura - Moçambique
Literatura (Ensino médio) - Estudo e ensino
Leitura (Ensino médio) - Moçambique
Prática de ensino - Moçambique
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: FUMO, Óscar Alexandre. O ensino de literatura e a formacão de leitores: práticas didáctico-pedagógicas nas aulas de português em Moçambique  . 2019. 1 recurso online (125 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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