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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Alexandre Soares Carneiropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.format.extent1 recurso online (151 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.titleA morte de Auda e o tema do amor na canção de gestapt_BR
dc.title.alternativeThe death of Aude and the subject of love in the chanson de gestept_BR
dc.contributor.authorMunari, Nathália Leite, 1991-pt_BR
dc.contributor.advisorCarneiro, Alexandre Soares, 1963-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagempt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História Literáriapt_BR
dc.subjectLiteratura medievalpt_BR
dc.subjectLiteratura francesapt_BR
dc.subjectMorte na literaturapt_BR
dc.subject.otherlanguageMedieval literatureen
dc.subject.otherlanguageFrench literatureen
dc.subject.otherlanguageDeath in literatureen
dc.description.abstractResumo: O episódio da morte de Auda na versão de Oxford da Canção de Rolando é apresentado em 29 versos. Ao saber da notícia da morte de seu noivo Rolando, Auda subitamente morre nos braços de Carlos Magno. Esse episódio ressurge desenvolvido em versões rimadas posteriores, criando-se o chamado Roman de Belle Aude. Partindo dessa diferença, o objetivo desse trabalho é compreender o processo de desenvolvimento do Roman de Belle Aude a partir da primeira representação de Auda no texto de Oxford, observando o contexto literário que permitiu essa mudança. A poesia narrativa medieval surgiu em um meio onde a escrita era escassa. Ela se desenvolveu prioritariamente através do trabalho dos jograis, que utilizavam a voz como forma de difusão do texto. O texto se modificava, tornando-se mais adequado ao seu público. Entre a versão de Oxford, de cerca de 1150, e as outras versões, criadas entre os séculos XIII e XV, ocorre o nascimento da cultura cortês na França. O amor é ali um dos temas preferidos, em composições criadas em torno da figura da dama, ou seja, de uma mulher. Enquanto o texto de Oxford não revela detalhes sobre as razões que levaram a moça à morte, as versões posteriores desenvolvem o tema da morte por amorpt
dc.description.abstractAbstract: The episode of Aude's death in the Oxford version of The song of Roland is presented in 29 verses. Upon learning of the news of her fiancé's death, Auda suddenly dies in Charlemagne's arms. This episode resurge developed in later rhymed versions, creating the Roman of Belle Aude. Based on this difference, the purpose of this work is to understand the process of development of the Roman de Belle Aude from the first representation of Aude in the Oxford text, observing the literary context that allowed this change. Medieval narrative poetry arose in an environment where writing was scarce. It developed primarily through the work of the jugglers, who used his voice as a way of diffuse the texts. The text was modified, becoming more appropriate to the public. Between the Oxford version, of about 1150, and the others versions, created between the thirteenth and fifteenth centuries, there is the birth of the courtly culture in France. Love is one of the favorite subject in many compositions created around the figure of the dame, that is, of a woman. While the Oxford text does not reveal details about the reasons that led the lady to her death, later versions develop the subject of death of loveen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationMUNARI, Nathália Leite. A morte de Auda e o tema do amor na canção de gesta. 2019. 1 recurso online (151 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineHistoria e Historiografia Literariapt_BR
dc.description.degreenameMestra em Teoria e História Literáriapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFrungillo, Mario Luizpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAlmeida, Néri de Barrospt_BR
dc.date.defense2019-01-23T00:00:00Zpt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber1662548pt_BR
dc.date.available2019-05-23T13:19:30Z-
dc.date.accessioned2019-05-23T13:19:30Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-23T13:19:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Munari_NathaliaLeite_M.pdf: 1639193 bytes, checksum: 926a1f9263b43291434dba1979620aa4 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334023-
dc.description.sponsorCAPESpt_BR
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