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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: A morte de Auda e o tema do amor na canção de gesta
Title Alternative: The death of Aude and the subject of love in the chanson de geste
Author: Munari, Nathália Leite, 1991-
Advisor: Carneiro, Alexandre Soares, 1963-
Abstract: Resumo: O episódio da morte de Auda na versão de Oxford da Canção de Rolando é apresentado em 29 versos. Ao saber da notícia da morte de seu noivo Rolando, Auda subitamente morre nos braços de Carlos Magno. Esse episódio ressurge desenvolvido em versões rimadas posteriores, criando-se o chamado Roman de Belle Aude. Partindo dessa diferença, o objetivo desse trabalho é compreender o processo de desenvolvimento do Roman de Belle Aude a partir da primeira representação de Auda no texto de Oxford, observando o contexto literário que permitiu essa mudança. A poesia narrativa medieval surgiu em um meio onde a escrita era escassa. Ela se desenvolveu prioritariamente através do trabalho dos jograis, que utilizavam a voz como forma de difusão do texto. O texto se modificava, tornando-se mais adequado ao seu público. Entre a versão de Oxford, de cerca de 1150, e as outras versões, criadas entre os séculos XIII e XV, ocorre o nascimento da cultura cortês na França. O amor é ali um dos temas preferidos, em composições criadas em torno da figura da dama, ou seja, de uma mulher. Enquanto o texto de Oxford não revela detalhes sobre as razões que levaram a moça à morte, as versões posteriores desenvolvem o tema da morte por amor

Abstract: The episode of Aude's death in the Oxford version of The song of Roland is presented in 29 verses. Upon learning of the news of her fiancé's death, Auda suddenly dies in Charlemagne's arms. This episode resurge developed in later rhymed versions, creating the Roman of Belle Aude. Based on this difference, the purpose of this work is to understand the process of development of the Roman de Belle Aude from the first representation of Aude in the Oxford text, observing the literary context that allowed this change. Medieval narrative poetry arose in an environment where writing was scarce. It developed primarily through the work of the jugglers, who used his voice as a way of diffuse the texts. The text was modified, becoming more appropriate to the public. Between the Oxford version, of about 1150, and the others versions, created between the thirteenth and fifteenth centuries, there is the birth of the courtly culture in France. Love is one of the favorite subject in many compositions created around the figure of the dame, that is, of a woman. While the Oxford text does not reveal details about the reasons that led the lady to her death, later versions develop the subject of death of love
Subject: Literatura medieval
Literatura francesa
Morte na literatura
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MUNARI, Nathália Leite. A morte de Auda e o tema do amor na canção de gesta. 2019. 1 recurso online (151 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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